Newsletter Semanal da FIESC  |  nº 438  |  11.11 até 18.11.2015  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
» Capacitação gera ganhos para empresas da construção civil


Indústrias participantes foram certificadas no dia 4 na sede da vice-presidência regional Sudeste da FIESC. (Foto: Fábio Almeida)
Ganhos de até R$ 300 mil foram obtidos com a redução dos estoques de produtos prontos das indústrias catarinenses que participaram do Programa de Desenvolvimento de Pequenas e Médias Empresas do Setor de Blocos de Concreto, Artefatos de Cimento e Pré-moldados. As 13 participantes foram certificadas no dia 4 na sede da vice-presidência regional Sudeste da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). O programa é resultado de parceria entre a FIESC, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). No Estado, é implementado pelo Instituto Euvaldo Lodi Santa Catarina (IEL/SC) e pelo SENAI/SC, entidades da FIESC.

Para o superintendente do IEL/SC, Natalino Uggioni, é especialmente importante que as empresas busquem se capacitar durante a crise. "Quando este momento passar, estas estarão à frente de suas concorrentes, estarão mais fortes e competitivas", afirmou.

Um dos conceitos aplicados na gestão de estoques foi a filosofia Lean, o que ajudou as indústrias a reduzir as despesas antecipadas com matéria prima e demais custos variáveis. No total, as empresas receberam 384 horas de consultoria e capacitação, além de realizarem visitas técnicas.

"A construção civil é muito importante para o desenvolvimento econômico do País. As empresas que fornecem para o setor devem ter isso em mente e precisam se preparar para oferecer produtos que estejam de acordo com as normas técnicas específicas. Isso aumenta a competitividade das companhias e gera um ambiente de negócios que preza a qualidade", afirmou o vice-presidente da FIESC para a região Sudeste, Tito Alfredo Schmitt.

Em Santa Catarina, o programa atendeu indústrias do setor de Blocos e Artefatos de Cimento, com a parceria do Sindicato das Indústrias de Pré-Moldados e Artefatos de Cimento da Grande Florianópolis (Sinpremac) e da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP). Foram capacitadas as empresas Beira Rio, Raimondi, Santa Terezinha, Belga, Leske, Concreboc, Fortaleza, Heinig, Paverbloc, Pirolla, Squersato, Termobloco e Thormix. Ao final do processo, cada empresa recebeu um diagnóstico individualizado de pontos para melhoria e indicação de soluções.

Leia depoimento de Rebeca Weber, da Leske.

"Devido ao cenário econômico que nosso país atravessa houve uma retração brusca nas vendas em nossa empresa, aliada às chuvas constantes e intensas que assolam nossa região. Estes motivos nos levaram a reduzir ao máximo os custos, visando atravessar está fase sem prejuízos aos nossos colaboradores.

Quero deixar bem claro que os trabalhos realizados pelo consultor Alexandre de Souza Corrêa nos trouxeram uma nova visão de administração. São profissionais como ele que dignificam e respaldam ainda mais a credibilidade de instituições como IEL/SC, SENAI/SC, Sinpremac e ABCP, na gestão de negócios de nossas empresas.

Gostaria que nossa satisfação fosse repassada a todos, evidenciando sua percepção em identificar as reais necessidades da nossa empresa. Exemplificando o desafio de implantar uma planilha de custos na Blocos Leske, demonstrando todo empenho e competência. Os resultados referentes a Blocos Leske irão reforçar tudo aquilo que descrevemos neste e-mail."

Veja aqui todas as notícias

"Parceria Transpacífico põe OMC no limbo", diz Jorge Arbache

FIESC cobra retorno maior dos impostos pagos pelo Estado

FIESC divulga vencedores do Prêmio de Jornalismo

SESI e Canal Futura apresentam série sobre a vida de cientistas

» Em Joinville, FIESC entrega sala do SESI Matemática

» Empresas tiram dúvidas sobre sistema de resíduos

» FIESC defende aumento das exportações para a Eslováquia

» Capacitação gera ganhos para empresas da construção civil

» Exportações catarinenses caem 16% no acumulado de 2015

» Empresários participam de feira da construção da Europa

Veja aqui - Todas as notícias

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

e-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun