Newsletter Semanal da FIESC  |  nº 458  |  20.04 até 27.04.2016  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Drauzio Varella abre 1ª Virada da Saúde em Florianópolis


Iniciativa estimula cuidados com a saúde de forma diferenciada e inovadora
Caminhada, rodas de bate-papo, massagem, corrida, aromaterapia, cinema e exames de prevenção. Estas são algumas das atividades - todas gratuitas - programadas para a 1ª Virada da Saúde, que acontece de 25 de abril a 1º de maio, em Florianópolis. A cerimônia de abertura será realizada no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), parceira do evento, e contará com palestra do médico e escritor Drauzio Varella.

Realizado há dois anos em São Paulo, o evento chega à capital catarinense através do Instituto Saúde e Sustentabilidade com o objetivo de aproximar os cidadãos ao tema saúde de forma gratuita, inovadora e divertida. "Escolhemos Florianópolis para ser a primeira cidade a receber o evento depois de São Paulo porque naturalmente ela tem um enorme potencial de abraçar a promoção da saúde. Queremos mostrar aos seus moradores que ter uma vida saudável pode ser uma opção muito simples nos espaços públicos dos grandes centros urbanos", explica Paola Liguori, coordenadora da Virada da Saúde.

Em Florianópolis, a Virada da Saúde conta com o apoio da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), que oferece vários serviços de saúde aos trabalhadores da indústria catarinense. "Um Estado forte e promissor é composto por pessoas saudáveis e capacitadas. A promoção da saúde é fundamental para a competitividade da indústria e para o progresso da comunidade. Por isso, a criação de espaços favoráveis ao desenvolvimento humano tem recebido cada vez mais atenção", pontua o presidente da FIESC, Glauco José Côrte.

A Secretaria Municipal da Saúde também é parceria do evento e realizará várias atividades nos Centros de Saúde da capital. "É uma honra receber um evento deste porte e importância. Ser uma das capitais escolhidas para esta grande mobilização demonstra, mais uma vez, que estamos no caminho certo para proporcionar à população uma vida com mais qualidade e satisfação", comemora Daniel Moutinho Junior, Secretário Municipal de Saúde.

Programação
A Virada da Saúde acontece simultaneamente nos Centros de Saúde (CS) e em espaços públicos e privados da cidade, como parques e instituições parceiras. As ações são divididas em quatro eixos principais - médico-assistencial, bem-estar, educação e cultural. Conheça algumas atividades já confirmadas:

25 de abril
Palestra Drauzio Varella
A cerimônia de abertura da Virada da Saúde contará com palestra do médico e escritor Drauzio Varella. Além disso, serão realizadas avaliações físicas, gerenciamento de estresse, orientação nutricional, desafio de atividade física, entre outras atividades, nos estandes das instituições parceiras. Um mosquito gigante Aedes aegypti também fará uma divertida conscientização para a prevenção da transmissão da dengue, zika vírus e outras doenças. 9h na FIESC (Rod. Admar Gonzaga, 2475 - Itacorubi)

25, 26 e 27 de abril
Shantala para bebês
Durante uma hora, mamães e papais de bebês até nove meses vão aprender a fazer Shantala, uma técnica milenar indiana que fortalece o vínculo entre pais e o bebê, melhora a ansiedade e digestão, reduz as cólicas, oportuniza um sono mais tranquilo, e tonifica a pele de bebê.
25/04 e 27/04 - 10 às 12h - CS Agronômica (R. Rui Barbosa, s/n - Agronômica
26/04 - 13 às 17h - CS Prainha (R. Silva Jardim, 621 - Centro)

30 de abril
Aulão de Yoga no Campeche
O centro de fitness The Wave vai realizar um aulão de yoga gratuito no Campeche. Leve sua canga, tapete ou toalha e aproveite.
8h30 - Praia Novo Campeche (ao lado posto principal de salva-vidas)

Corrida e caminhada Engie Tractebel Energia
Como forma de estimular a atividade física, a Engie Tractebel Energia vai reunir seus colaboradores para uma caminhada e corrida coletiva na Beira Mar.
9h na Av. Beira Mar

Exibição do filme Bike VS Carro
Apesar da dicotomia "bicicletas versus carros", o documentário do sueco Fredrik Gertten não explora a guerra por espaço, mas como a indústria automobilística influencia nas políticas públicas das cidades e como a bicicleta começa a mudar uma parte desse jogo. Compõem o documentário as cidades de São Paulo (Brasil), com suas recentes transformações; de Los Angeles (EUA), com sua luta por mais espaços para bicicleta; Toronto (Canadá) e o seu prefeito que está tirando algumas das ciclovias; e Copenhague (Dinamarca), referência internacional em mobilidade por bicicleta. Após a exibição do filme haverá roda de conversa com ciclistas convidados.
17h30 - O Sítio (Rua Francisca Luísa Vieira, 53 - Lagoa)

1º de maio
Parque de Coqueiros
O encerramento da Virada da Saúde acontece com várias atividades no Parque de Coqueiros. O SESI/SC realizará aula de alongamento, avaliação física, aferição da pressão arterial e glicemia capilar, orientação nutricional, massoterapia, desafio de atividade física, entre outras ações. O Instituto Saúde e Sustentabilidade disponibilizará tendas e um palco, onde serão oferecidas aulas de zumba e yoga, bate-papos e brincadeiras para crianças. O evento ainda contará com a participação do movimento Maio Amarelo, que tem como objetivo mobilizar toda a sociedade a discutir a segurança viária.
Durante todo o dia - Parque de Coqueiros

A programação, que está crescendo diariamente, pode ser conferida no link: http://viradadasaude.org.br/floripa.

Acompanhe as novidades na página do Facebook (/viradadasaudefloripa) e participe da nossa cobertura colaborativa compartilhando seu conteúdo com a hashtag #vsfloripa.

Instituto Saúde e Sustentabilidade
Fundado em dezembro de 2008, o Instituto Saúde e Sustentabilidade é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), com a missão de contribuir para a vivência saudável em grandes cidades. O trabalho da entidade é desenvolvido a partir de atividades de preservação e promoção da saúde humana e por meio da realização de projetos que envolvem órgãos do governo, organizações da sociedade civil, empresas, instituições de ensino, comunidades, entre outros. Para saber mais acesse: www.saudeesustentabilidade.org.br.

Com informações de Batata! Comunicação Criativa

Veja aqui todas as notícias

FIESC aposta no potencial da indústria da saúde em SC

Drauzio Varella abre 1ª Virada da Saúde em Florianópolis

Boa gestão é essencial para melhorar a qualidade da escola

FIESC anuncia nova unidade do SESI e SENAI em Ibirama

» Seminário aborda oportunidades entre SC e Paraguai

» Abertas inscrições para o seminário de inovação em turismo

» Corrida do Bem em Lages reúne mais de 450 competidores

» Mercado livre de energia é tema de encontro na FIESC

» Na ALESC, FIESC apresenta Dia da Família na Escola

» Encontro em Florianópolis reúne secretários executivos

Veja aqui - Todas as notícias

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

e-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun