Newsletter Semanal da FIESC  |  nº 470  |  13.07 até 20.07.2016  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
» FIESC defende eficiência e inovação para superar a crise

Diretor da FIESC, Carlos Henrique Ramos Fonseca, participou de painel juntamente com o presidente do Crea-SC, Carlos Alberto Kita Xavier e com o diretor-executivo da Fecoagro, Ivan Ramos (Foto: Filipe Scotti)
"É o momento das empresas voltarem para dentro das suas casas, procurarem eficiência, investir em inovação e tecnologia, qualificar seus trabalhadores, rever modelos de negócios e fortalecer a rede", destacou o diretor de Desenvolvimento Institucional e Industrial da FIESC, Carlos Henrique Ramos Fonseca, durante painel promovido pela RBS que marcou o lançamento da segunda fase do projeto SC Que Dá Certo, da própria emissora. Juntamente com o presidente do Crea-SC, Carlos Alberto Kita Xavier e com o diretor-executivo da Fecoagro, Ivan Ramos, Fonseca participou de debate sobre o tema "A inspiração no presente constrói o futuro".

"Apesar do cenário adverso, historicamente a economia catarinense sempre teve um desempenho acima da média nacional. Recentemente, houve um aumento da confiança do empresariado brasileiro e catarinense, o que demonstra a retomada de uma esperança", disse Fonseca. "Santa Catarina é o Estado com maior diversificação industrial do País, o que representa um fator positivo para nossa economia. Isso não quer dizer que não temos problemas e que somos uma exceção à realidade nacional, mas o fato é que essa diversificação tem ajudado o Estado", esclareceu.

Fonseca lembrou ainda de propostas defendidas pelos industriais para dar fôlego ao setor produtivo. Uma delas é o uso dos chamados depósitos compulsórios, parcela dos recursos captados pelos bancos junto a seus clientes e que são recolhidos obrigatoriamente ao Banco Central, para financiamento de capital de giro para as empresas. Outra é a adequação do programa de refinanciamento de débitos fiscais (Refis) à retração da atividade e, consequentemente, do faturamento das companhias, permitindo que as inadimplentes voltem a recolher os tributos.

O projeto SC Que Dá Certo, da RBS, surgiu em 2015 e é um movimento que objetiva inspirar o ambiente econômico e despertar o otimismo entre os catarinenses para enfrentarem o atual cenário. Até o final do mês de setembro, serão realizados seis painéis regionais com a participação de lideranças e empresários para discutir ideias e cases de sucesso. O próximo painel será realizado dia 20 de julho, às 18h15min, na FIESC, com as empresas Nexxera, Imaginarium e Dona Fulana. A participação será gratuita, com inscrição no site SC Que Dá Certo, no G1. O projeto é patrocinado pela FIESC, Crea-SC, Sicoob e Fecoagro.

Veja aqui todas as notícias

ALESC presta homenagem ao SESI/SC pelos seus 65 anos

Missão da escola para este século deve ser repensada

Estudante de Joinville é bronze em seletiva para mundial de profissões

Empresários pedem a parlamentares medidas para reativar economia

» Em Joinville, FIESC e ACI reúnem indústria e imprensa

» Vendas industriais acumulam queda de 12,7% em SC

» FIESC debate desenvolvimento de tecnologias militares

» Passagem da tocha olímpica revela histórias de superação

» Em congresso eleitoral, TRE-SC destaca atuação da FIESC

» SESI incorpora tecnologias do Google na EJA

» FIESC defende eficiência e inovação para superar a crise

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

E-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun