Newsletter Semanal da FIESC  |  nº 471  |  20.07 até 27.07.2016  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
» Opinião: A importância da pequena indústria


Presidente da FIESC, Glauco José Côrte (Foto: Fernando Willadino)
Quando falamos da indústria, a maioria das pessoas imagina algumas das enormes linhas de montagem que fizeram Santa Catarina ser destaque nacional no setor. Poucos lembram da padaria ou da oficina perto de casa, que também são indústrias essenciais para o desenvolvimento, para a geração de emprego e para a realização de sonhos. O micro e pequeno negócio desempenha papel fundamental na economia estadual e nacional. Santa Catarina detém 7% das micro e pequenas empresas brasileiras da construção e 10% das industriais. Junto com São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná, estamos entre os Estados com maior representatividade no segmento.

Entre janeiro e maio de 2016, Santa Catarina liderou a geração de novos empregos em micro e pequenas indústrias, com 4,4 mil vagas, mais que o triplo registrado pelo segundo colocado, o Rio Grande do Sul (1,5 mil). Temos mais de 50 mil micro e pequenas indústrias, o que representa 98% dos estabelecimentos industriais catarinenses. Essas empresas empregam 404 mil trabalhadores, ou seja, metade dos empregos industriais do Estado. Um segmento tão importante precisa de estratégias específicas de desenvolvimento, acesso ao crédito e oportunidades de parceria.

Entre as prioridades para a competitividade das pequenas está a elevação da produtividade. No Brasil ela corresponde a 30% da observada nas grandes empresas, reflexo, em grande parte, dos naturais ganhos de conhecimento e escala destas últimas. O exemplo da Alemanha, onde o micro e pequeno negócio apresenta 70% da produtividade do grande negócio, nos mostra que temos muito a evoluir.

É por isso que a FIESC acaba de lançar a Câmara das Micro e Pequenas Indústrias, presidida pelo industrial Célio Bayer. Vamos propor medidas concretas (como é o caso do Simples Trabalhista) para o desenvolvimento do segmento, ampliando o seu desempenho e a sua rentabilidade por meio da facilitação dos negócios e do estímulo à produtividade.

 

Veja aqui todas as notícias

Agenda Legislativa da Indústria é apresentada a deputados de SC

Em Blumenau, SESI entrega pista de atletismo

FIESC lança Câmara da Micro e Pequena Indústria

Confiança do industrial alcança o maior valor desde 2014

» Opinião: A importância da pequena indústria

» Entidades lançam campanha para incentivar adoções tardias

» Blumenau sedia diálogo entre indústria e imprensa

» FIESC e CNI promovem missão empresarial à Colômbia

» Abertas inscrições para prêmio de práticas sindicais

» Corrida do Bem reúne 460 trabalhadores em Tubarão

» Indústria & Cultura traz a Florianópolis espetáculo "1717"

Veja aqui - Todas as notícias

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

E-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun