Newsletter Semanal da FIESC  |  nº 474  |  10.08 até 17.08.2016  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Gestão escolar profissional influencia o desempenho estudantil


Mais de 140 profissionais participaram do evento em São Bento do Sul (Foto: Filipe Scotti)
Confira a cobertura fotográfica completa dos eventos em São Bento do Sul e Joinville no Flickr da FIESC.

Escolas com boa gestão escolar têm influência direta no desempenho e aprendizado dos alunos. Esta foi a principal mensagem do seminário Diálogos sobre Gestão da Educação, promovido pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), por meio do Movimento Santa Catarina pela Educação, na sexta-feira (05), em São Bento do Sul e Joinville. "A educação não pode esperar. O futuro das nossas crianças e jovens é hoje. O que fizermos por eles hoje, com relação à educação, vai balizar o seu futuro profissional e como bom cidadão", afirmou o presidente da FIESC, Glauco José Côrte.

"Como estamos nos preparando para esse novo mundo do trabalho? Isso, fundamentalmente, passa pela melhoria da qualidade do sistema escolar", indagou Côrte, observando o que está sendo feito nos melhores sistemas educacionais do mundo. "No Japão, 30% do currículo foi encolhido para aprofundar os conteúdos essenciais. Na Finlândia, o papel do professor está cada vez mais atrelado à geração de desafios que estimulem o pensamento crítico e o raciocínio lógico, e no Canadá as competências socioemocionais são desenvolvidas de forma intencional", pontuou.

Pesquisa da CNI aponta que os empresários brasileiros reconhecem a educação como principal fator para a competitividade. Outro dado ressaltado foi que apenas 54,3% dos alunos que iniciam o ensino fundamental concluem o ensino médio. "Temos três graves deficiências com relação ao aprendizado das disciplinas de ciências, matemática e português. Precisamos de um novo modelo de educação, mais flexível e ajustado à realidade nacional. Os desafios são muito grandes para os alunos, gestores e professores", alertou Côrte, acrescentando que de cada 20 brasileiros que começam o ensino fundamental no Brasil, apenas um termina o ensino médio com nível esperado nas disciplinas de matemática e português.

Mozart Ramos, consultor do Movimento Santa Catarina pela Educação e diretor de inovação do Instituto Ayrton Senna, começou sua apresentação fazendo uma relação entre a educação e o esporte. "A educação e o esporte formam um binômio muito importante para o desenvolvimento pleno das pessoas. Quando atrelamos o esporte a um projeto pedagógico da escola, competências como disciplina, pensamento crítico, esforço e dedicação, são potencializadas", declarou. Ramos aproveitou o momento histórico das olimpíadas no País para, em nome do Instituto Ayrton Senna, prestar uma homenagem à FIESC pelo esforço em elevar o nível de escolaridade das pessoas. Foi entregue uma pulseira com tecnologia de realidade aumentada ao presidente da Federação, Glauco José Côrte, ao 1º vice-presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, ao vice-presidente da FIESC para o Planalto Norte, Arnaldo Huebl, e ao vice-presidente da FIESC para a região Norte-Nordeste, Evair Oenning. O acessório mostra um vídeo de superação do atleta Ayrton Senna e, na ocasião, representou a mensagem de superação e vitória que também devem ser buscadas na área educacional. Ramos também falou sobre a profissionalização da gestão na educação. Ele contou sua experiência na época em que foi reitor da Universidade Federal de Pernambuco e a necessidade que sentiu de se capacitar para gerenciar a universidade.

O vice-presidente regional da FIESC para o Planalto Norte, Arnaldo Huebl, enfatizou a importância de se discutir o tema gestão escolar. "Se queremos um País melhor no futuro, devemos começar hoje a fazer diferença na área educacional", declarou.

Evair Oenning, vice-presidente da FIESC para a região Norte-Nordeste, destacou pesquisas que mostram como a eficiência da gestão pode melhorar o aprendizado. "Escolas com melhores práticas gerenciais têm alunos com melhores notas. A responsabilidade de elevar a qualidade da educação é um compromisso de todos", finalizou.

Cerca de 280 profissionais da área da educação e líderes empresariais acompanharam o evento nas duas cidades.

Veja aqui todas as notícias

Gestão escolar profissional influencia o desempenho estudantil

SENAI/SC tem inscrições abertas para 12 mil vagas

Seletiva para o mundial de profissões segue até sexta (12)

Corrida do Bem em Rio do Sul promove a solidariedade

» Opinião: Defesa, indústria de oportunidades

» SC lança Associação Brasileira de Internet Industrial

» Indústria e imprensa realizam evento de integração no Oeste

» FIESC lança dia 24 análise do comércio internacional de SC

» Hemosc procura patrocinadores

» Recuperar as pontes de Florianópolis custará R$ 29 milhões

» TCE/SC presta esclarecimentos sobre pontes na Capital

» Indústria de SC amplia troca de experiências com Rondônia

Veja aqui - Todas as notícias

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

E-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun