Newsletter Semanal da FIESC  |  nº 474  |  10.08 até 17.08.2016  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
» Indústria e imprensa realizam evento de integração no Oeste


Diálogo produtivo entre os dois segmentos foi debatido entre empresários e jornalistas. (Foto Lisiane Kerbes/MB Comunicação)
Indústria e imprensa têm a necessidade de convergência de pautas e interesses, avaliou o jornalista Moacir Pereira, do Grupo RBS, no Encontro Indústria e Imprensa: um diálogo produtivo, realizado na sexta-feira, dia 5, em Chapecó. A iniciativa é da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e Associação Catarinense de Imprensa (ACI) e faz parte também da celebração dos 185 anos de fundação da imprensa catarinense e 84 anos da ACI.

Clique aqui para ver as fotos do evento

Na abertura do evento, o vice-presidente regional da FIESC, Waldemar Antônio Schmitz, observou que o "evento que se realiza a cada ano, tem o objetivo de aproximar a indústria com a imprensa". Para o presidente da ACI, Ademir Arnon, a integração entre os dois segmentos permitirá que profissionais de imprensa compreendam as demandas dos empresários da indústria e contribuam para o desenvolvimento do setor industrial.

Moacir Pereira ressaltou a força da mídia regional. "Por mais competente que sejam os veículos de abrangência estadual ou nacional, jamais substituirão a força da imprensa regional", disse. Na sua análise, o crescimento das tecnologias digitais contribui para a disseminação de informações. "Os empresários podem e devem se manifestar à imprensa local, mas pode também levar às demandas regionais para a imprensa estadual. Existem inúmeras inciativas que não são comunicadas à sociedade e que se o fossem elevariam a autoestima da força de trabalho e da comunidade", salientou.

Gelson Dalla Costa, diretor da APTI, reforçou os temas convergentes, como as questões relacionadas ao desenvolvimento da infraestrutura de transporte, pacto federativo, com maior distribuição da arrecadação fiscal entre para Estados e municípios.

Darci Debona, do Diário Catarinense, citou exemplos de casos em que houve a convergência, como nas questões do desenvolvimento regional e a greve dos caminhoneiros. Ele ressaltou que existem situações em que ocorrem divergências, mas que em outras, e principalmente nos momentos em que as assessorias de imprensa estão mais próximas das redações, as reportagens contribuíram para a transmissão de informações de interesse do setor industrial. O jornalista ainda observou que quatro dos cinco principais itens de exportação do Estado são produzidos no Oeste de Santa Catarina, informação relevante para que a região se posicione e cobre retorno para a contribuição que dá ao desenvolvimento do Estado.

Representante da Aurora no evento, Neivor Canton, destacou a necessidade de a região buscar alternativas para garantir a competitividade do setor agroindustrial. Ele citou a possibilidade de aquisição de milho no Paraguai, o que exige investimentos em infraestrutura para reduzir a distância da região com aquele país. Essa bandeira, no entendimento dele, pode ter o apoio da imprensa, por meio de reportagens.

Audrey Piccini, colunista do Diário do Iguaçu, lembrou que os empresários "têm que tomar decisões difíceis e precisam de tempo; nós [jornalistas] temos que tomar decisões difíceis e não temos tempo, já que o leitor, ouvinte ou telespectador tem urgência em obter a informação".

Nos encontros com a imprnesa também é apresentado o Prêmio FIESC de Jornalismo 2016, que totaliza R$ 75 mil em prêmio nas três categorias e está com as inscrições abertas até o dia 19 de setembro.

Veja aqui todas as notícias

Gestão escolar profissional influencia o desempenho estudantil

SENAI/SC tem inscrições abertas para 12 mil vagas

Seletiva para o mundial de profissões segue até sexta (12)

Corrida do Bem em Rio do Sul promove a solidariedade

» Opinião: Defesa, indústria de oportunidades

» SC lança Associação Brasileira de Internet Industrial

» Indústria e imprensa realizam evento de integração no Oeste

» FIESC lança dia 24 análise do comércio internacional de SC

» Hemosc procura patrocinadores

» Recuperar as pontes de Florianópolis custará R$ 29 milhões

» TCE/SC presta esclarecimentos sobre pontes na Capital

» Indústria de SC amplia troca de experiências com Rondônia

Veja aqui - Todas as notícias

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

E-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun