Newsletter Semanal da FIESC  |  nº 476  |  24.08 até 31.08.2016  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
FIESC faz homenagem e assina convênios na área da educação


Tom Claudino (c), de Ibirama, foi o único catarinense a vencer o concurso de redação da ONU (Foto: Fernando Willadino)

Confira a cobertura fotográfica completa no Flickr da FIESC.

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) homenageou na sexta-feira, dia 19, o jovem Tom Claudino dos Santos, um dos vencedores do concurso de redação promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) sobre cidadania global, entendimento cultural e o papel que habilidades multilíngues podem desempenhar na promoção destes. Ele recebeu o troféu Movimento Santa Catarina pela Educação das mãos do presidente da FIESC, Glauco José Côrte, e do assessor do Movimento, Antônio José Carradore. Além dessa homenagem, a reunião de diretoria da entidade contou com a assinatura de convênios na área da educação para ampliar as ações do Movimento Santa Catarina pela Educação e a oferta de qualificação profissional.

Além de Tom Claudino, outros três estudantes brasileiros também foram selecionados no concurso e participaram, com mais 56 estudantes de 36 países e 54 universidades, do Fórum Global da Juventude, na sede da ONU, em Nova York. "É um grande privilégio estar aqui e como catarinense me sinto orgulhoso de representar Santa Catarina lá. O tema da redação foi aprendizado de línguas e eu tratei desse tema com tanta paixão porque eu fui professor de inglês e vi como uma língua empodera as pessoas. Com a minha experiência na ONU, eu consegui ver que o desenvolvimento econômico equilibrado tem força nas pessoas", afirmou o estudante. "Fiquei feliz em conhecer o Movimento SC pela Educação porque eu vi que é uma construção coletiva e é exatamente isso que a agenda 2030 da ONU defende. Uma construção coletiva tem que envolver a sociedade civil, o governo, o setor privado e a academia", acrescentou.

"Essa é a categoria dos jovens que temos em Santa Catarina. Ficamos impressionados de ver o que ele conquistou e por isso que ele conquistou: porque é bem formado", ressaltou Côrte, ao convidar Tom Claudino a integrar o Movimento SC pela Educação.

Nascido em Ibirama, interior de Santa Catarina, Tom já viveu em Balneário Camboriú e, hoje, mora em Florianópolis, onde faz mestrado em relações internacionais. Ele escreveu a redação do concurso em inglês - língua estrangeira cujo aprendizado o ajudou a "definir quem ele é". Seu sonho é ser professor universitário de relações internacionais para transmitir conhecimento aos outros e contribuir para a construção de um mundo mais igualitário.

Rotary Club une-se à FIESC - O Rotary Club assinou na sexta-feira (19) termo de cooperação técnica com o Movimento Santa Catarina pela Educação. O objetivo é desenvolver ações educacionais no distrito 4651, que abrange o litoral catarinense a partir de Itajaí, até a divisa do Estado do Rio Grande do Sul (19.253 quilômetros quadrados). A assinatura ocorreu durante a reunião de diretoria da FIESC.

Ao todo, 46 clubes integram o distrito 4651, o que representa mil integrantes que atuarão prioritariamente nos projetos Eu Voluntário: deixando o meu legado e Escola Parceira: educação que faz sentido. "Não precisamos de soluções mágicas, precisamos é de organizações e pessoas como vocês, com liderança, iniciativa e dedicação, para ajudarmos a melhorar as coisas no nosso entorno e que estão ao nosso alcance", afirmou a governadora do distrito 4651 do Rotary Club, Sonia Maria Giacomini.

Maratona Empreendedora - Ainda na reunião, industriais conheceram o projeto Maratona Empreendedora, realizado no SENAI em São Miguel do Oeste. A iniciativa estimula os estudantes da educação profissional a se alinhar às exigências atuais do mundo do trabalho, incluindo o empreendedorismo, a inovação e o desenvolvimento de projetos. No total, 35 alunos de sete cursos técnicos da unidade desenvolveram oito projetos: plataforma para acesso de jogos online via streaming, venda e plantio de pasto para pequenos produtores rurais, tradução das redes sociais para Libras, estúdio de áudio móvel para gravação de artistas, logística de bancos de sangue, prevenção de incêndios em indústrias, reciclagem de lixo eletrônico e técnicas para detectar precocemente câncer de pâncreas. "É uma experiência fantástica. Impressionante o que a gurizada de hoje está fazendo, é realmente de bater palmas", salientou Côrte.

O vice-presidente regional da FIESC para o Extremo Oeste, Astor Kist, falou sobre o desafio do projeto. "Sempre fui defensor do empreendedorismo. Sediamos um projeto piloto em parceria com a fundação Semente, do Rio Grande do Sul, que trabalha o tema", relatou. Para o diretor do SENAI em São Miguel do Oeste, Ivanor Finato, a iniciativa estimulou o desenvolvimento de habilidades como trabalho em equipe, pesquisa, autonomia na solução de problemas, elaboração e execução de projetos e comunicação.

Convênio com o Aeroclube de SC para qualificação - O SENAI/SC, entidade da FIESC, assinou durante a reunião de diretoria convênio com o Aeroclube de Santa Catarina. A parceria tem por objeto a cooperação entre as entidades, visando o desenvolvimento de programas de qualificação e aperfeiçoamento profissional de pilotos de avião e de planador, bem como o intercâmbio, o aprimoramento do ensino, da pesquisa e da extensão na área de ciência aeronáutica.

Na opinião do presidente do Aeroclube, Amilton Junkes, a parceria estimula as atividades das entidades. "O SENAI proporciona educação de excelência em varias áreas de atuação, incluindo a área da aviação e prestação de serviços relacionados com curso de pilotos e mecânica de motores, células e sistemas eletrônicos de aeronaves". Em contrapartida, salientou Junkes, o aeroclube oferece curso prático para pilotos. "Fortalecendo as duas instituições, fortalecemos os nossos objetivos de criar uma massa crítica que possa desenvolver mais a atividade aeronáutica", disse.

Para o coordenador do Comitê da Indústria da Defesa de Santa Catarina, César Olsen, a parceria une entidades que priorizam a excelência. "O Aeroclube é bem estruturado, sendo gerido da melhor forma possível, enquanto o SENAI tem a melhor escola de formação de mecânicos do Brasil, depois das militares", afirmou.

 

Veja aqui todas as notícias

FIESC lança nesta quarta análise do comércio internacional

Ministro de Minas e Energia recebe demandas da FIESC

10º etapa da Corrida do Bem reúne atletas em Criciúma

FIESC faz homenagem e assina convênios na área da educação

» Empresários de SC retomam confiança na economia

» IEL abre inscrições para formação executiva com ESIC

» Professor da USP prevê esvaziamento do Mercosul

» Liderar em tempos de inflexão é desafio para gestores

» FIESC recebe embaixador-chefe do ERESC em SC

» Empresas querem profissionais que trabalhem em equipe

» CNI debate estratégias da área internacional

» Federação das Indústrias homenageia imprensa catarinense

» ABII promove concurso para criação da identidade visual

» Dia Nacional da Construção Social será neste sábado (27)

» Mercado de trabalho com 5 gerações busca gerar valor

» FIESC presta homenagem ao militar Richard Nunes

» FIESC e ALESC debatem certificação socioambiental

» Fórum reúne projetos socioambientais do Sul

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

E-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun