Newsletter Semanal da FIESC  |  nº 476  |  24.08 até 31.08.2016  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
» FIESC e ALESC debatem certificação socioambiental


Rodrigo Afonso de Bortoli, Instituto SENAI de Tecnologia Ambiental (Foto: Miriam Zomer/Agência AL)
No dia 17 de agosto foi a vez da cidade de Blumenau receber o workshop sobre Certificação de Responsabilidade Social. O encontro, realizado no Auditório do Sesi, teve o objetivo de qualificar representantes de empresas e entidades sem fins lucrativos, interessadas em participar da sexta edição do programa promovido pela Assembleia Legislativa em parceria com outras 15 entidades.

O workshop faz parte de um ciclo de encontros e aborda os critérios para inscrição na certificação, além de explicar como construir um balanço socioambiental (BSA). O documento é peça fundamental no processo de certificação e o seu preenchimento é eletrônico pela internet. "É através desta publicação e da busca por uma comunicação transparente e ética do que realmente é feito pela instituição que podemos avaliar e destacar as boas práticas no estado", justificou Elisângela Weigel Schappo, membro da Comissão Mista de Certificação Socioambiental.

Em sua exposição, Elisângela destacou o BSA como um instrumento de comunicação e educação com um alcance que vai além da área de influência das organizações. "A partir deste documento cria-se um mecanismo de comunicação com a comunidade para mostrar todas as boas práticas e o que vem sendo desenvolvido ao longo dos anos. Ele também é um instrumento de gestão, capaz de mostrar indicadores para os gestores, colaboradores e a comunidade do que está indo bem e o que pode ser melhorado".

O evento, promovido pela Comissão Mista de Certificação de Responsabilidade Social e realização da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), também contou com a apresentação do Instituto Senai de Tecnologia Ambiental. Rodrigo Afonso de Bortoli, gerente técnico do instituto, esclareceu de que forma as empresas podem beneficiar-se da assessoria prestada pela instituição.

"Este serviço foi constituído para atender as demandas, em relação ao meio ambiente, das indústrias e da comunidade. Nós assessoramos desde a parte de monitoramento de emissões de poluentes, até questões que envolvem inovação, pesquisa e gestão ambiental." O objetivo do instituto, de acordo com Bortoli, é prestar um atendimento que permita às indústrias e empresas em geral ficarem em conformidade com a legislação ambiental.

O técnico destacou que, além da conformação legal, o serviço prestado também diz respeito ao próprio negócio. Ele citou como exemplos o reaproveitamento de resíduos, a reciclagem e o reuso de água. "Estas ações representam um benefício ambiental, social e econômico para as indústrias."

A atividade de qualificação já foi realizada em Florianópolis, Joinville, Chapecó e Ituporanga.

Os próximos workshops ocorrem em Lages, na quinta (25), e Caçador no dia 30 de agosto.

A certificação

A Certificação de Responsabilidade Social foi instituída em 2004 pela Lei 12.918 de 23 de janeiro, com o objetivo de reconhecer e destacar as organizações e empresas que fazem a diferença em Santa Catarina na promoção do bem-estar da sociedade e na preservação ambiental. Empresas privadas ou públicas, sociedades de economia mista e entidades que tenham publicado balanço socioambiental de 2015 podem fazer a inscrição gratuitamente no site da comissão organizadora até o dia 12 de setembro.

O certificado é concedido a todas as organizações inscritas que cumpram os requisitos previstos no edital. Já o Troféu Responsabilidade Social - Destaque SC premia duas entidades com fins não econômicos e seis empresas que obtiverem os melhores desempenhos em responsabilidade social. Em 2015, 239 empresas e entidades participaram do processo e 94 receberam a certificação.

Contato

Comissão de Assessoramento à Comissão Mista 2016: (048) 3221.2919. E-mail: rsocial@alesc.sc.gov.br.

Com informações da assessoria de imprensa da ALESC.

Veja aqui todas as notícias

FIESC lança nesta quarta análise do comércio internacional

Ministro de Minas e Energia recebe demandas da FIESC

10º etapa da Corrida do Bem reúne atletas em Criciúma

FIESC faz homenagem e assina convênios na área da educação

» Empresários de SC retomam confiança na economia

» IEL abre inscrições para formação executiva com ESIC

» Professor da USP prevê esvaziamento do Mercosul

» Liderar em tempos de inflexão é desafio para gestores

» FIESC recebe embaixador-chefe do ERESC em SC

» Empresas querem profissionais que trabalhem em equipe

» CNI debate estratégias da área internacional

» Federação das Indústrias homenageia imprensa catarinense

» ABII promove concurso para criação da identidade visual

» Dia Nacional da Construção Social será neste sábado (27)

» Mercado de trabalho com 5 gerações busca gerar valor

» FIESC presta homenagem ao militar Richard Nunes

» FIESC e ALESC debatem certificação socioambiental

» Fórum reúne projetos socioambientais do Sul

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

E-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun