Newsletter Semanal da FIESC  |  nº 476  |  24.08 até 31.08.2016  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
» Professor da USP prevê esvaziamento do Mercosul


Professor da USP José Augusto Guilhon fez um panorama da política externa brasileira (foto: Fernando Willadino)
O professor de relações internacionais da USP José Augusto Guilhon acredita que no médio e longo prazos o Mercosul deve sofrer esvaziamento. Durante palestra na reunião de diretoria da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), na sexta-feira (19), ele disse que "o governo Temer herdou uma situação altamente conflituosa, particularmente, no caso do Mercosul, motivada pela suspensão do Paraguai do bloco, durante o processo de impeachment do então presidente Fernando Lugo.

"Houve um golpe no Mercosul, articulado pelas presidentes da Argentina e do Brasil (Dilma), que consistiu em violar completamente os direitos do Paraguai e simplesmente expulsaram o País impedindo-o de participar de uma reunião que deveria julgá-lo", explicou Guilhon. Se há uma coisa que existe consenso no Brasil entre empresas, governos e academia é que há muito tempo o Mercosul não funciona", completou.

O professor, considerado um dos principais especialistas do País em política externa, disse que dentro do governo não há consenso sobre essa área. De um lado ainda se fala muito em acordos bilaterais, apesar de todos os acordos bilaterais já terem sido feitos. Também existe a hipótese de o Brasil ter sua política de comércio exterior e investimentos desligada dos acordos. Guilhon ressaltou, contudo, que independentemente das indecisões internas, o Brasil precisa acompanhar de perto os desdobramentos dos acordos Transpacífico e Transatlântico. Na opinião dele, são parcerias que vão demorar para avançar, mas as consequências para o comércio do Brasil e da América Latina serão muito fortes.

Missão à Colômbia: Ainda durante a reunião de diretoria, a presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Brusque, Botuverá, Guabiruba e Nova Trento (Sindivest), Rita Cássia Conti, fez um panorama da missão empresarial à Colômbia. A iniciativa foi realizada pela FIESC e CNI em julho e reuniu empresários de 11 Estados brasileiros. O grupo participou da Colombiamoda 2016, a principal mostra de produtos e tendências para confecções, têxteis e moda do País, realizada em Medellín. Também realizou visita técnica à Creytex, empresa familiar fundada há 45 anos. O processo produtivo da companhia integra desde a tecelagem, estamparia, bordado, corte, fabricação até a distribuição dos produtos. "A feira é uma porta de entrada para a Colômbia e região, especialmente porque o país tem amplos acordos internacionais. Foi um aprendizado muito grande visitá-la e ser expositora", afirmou.

 

Veja aqui todas as notícias

FIESC lança nesta quarta análise do comércio internacional

Ministro de Minas e Energia recebe demandas da FIESC

10º etapa da Corrida do Bem reúne atletas em Criciúma

FIESC faz homenagem e assina convênios na área da educação

» Empresários de SC retomam confiança na economia

» IEL abre inscrições para formação executiva com ESIC

» Professor da USP prevê esvaziamento do Mercosul

» Liderar em tempos de inflexão é desafio para gestores

» FIESC recebe embaixador-chefe do ERESC em SC

» Empresas querem profissionais que trabalhem em equipe

» CNI debate estratégias da área internacional

» Federação das Indústrias homenageia imprensa catarinense

» ABII promove concurso para criação da identidade visual

» Dia Nacional da Construção Social será neste sábado (27)

» Mercado de trabalho com 5 gerações busca gerar valor

» FIESC presta homenagem ao militar Richard Nunes

» FIESC e ALESC debatem certificação socioambiental

» Fórum reúne projetos socioambientais do Sul

Veja aqui - Todas as notícias

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

e-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun