Newsletter Semanal do Sistema FIESC  |  nº 169  |  23.06 a 30.06.2010  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
SESI/SC é reconhecido como Empresa Cidadã pela ADVB/SC

Com o case Inclusão da Pessoa com Deficiência na Indústria o SESI Santa Catarina foi uma das empresas que venceu a 12ª edição do Empresa Cidadã ADVB/SC. O prêmio valoriza as iniciativas do empresariado catarinense relacionadas às áreas de preservação ambiental, participação comunitária e desenvolvimento cultural.

Para o superintendente do SESI/SC, Hermes Tomedi, o reconhecimento mostra a preocupação da entidade em exercer a responsabilidade social. "O programa Inclusão da Pessoa com Deficiência na Indústria resgata a cidadania dessas pessoas e mostra o comprometimento da entidade com o desenvolvimento das indústrias e, conseqüentemente, do Estado", declara Tomedi. O programa tem o objetivo de promover a escolarização e a capacitação para facilitar a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho da indústria catarinense. Cerca de 700 alunos participam do programa e mais de 35 indústrias do Estado são parceiras da ação.

Programa Inclusão da Pessoa com Deficiência na Indústria

O programa é dividido em cinco etapas. A primeira delas é o censo, um mapeamento feito nos municípios de Santa Catarina em que há representatividade industrial e interesse dos empresários locais. Em outra etapa do Programa de Inclusão, o SESI/SC mobiliza e sensibiliza indústrias e pessoas com deficiência. Após, há uma oferta de cursos de ensino fundamental e médio, ministrados na modalidade da Educação de Jovens e Adultos, com metodologia e salas de aula com recursos adequados a cada tipo de deficiência. Essas atividades já são oferecidas nos municípios catarinenses de São José, Joinville, Brusque, Blumenau, Videira, Caçador e Jaraguá do Sul, além de Marau, no Rio Grande do Sul.

Igualmente é oferecido o processo de qualificação profissional, para que as pessoas com deficiência melhorem suas condições de empregabilidade e se adaptem às necessidades das empresas. Essa ação é executada pelo SENAI/SC, parceiro do programa. Por fim, a inclusão nas indústrias é feita por meio de avaliação dos postos de trabalho do ambiente industrial, desenvolvimento de programas de valorização e gestão da diversidade nas empresas.  

O prêmio

Mais de 40 empresas catarinenses inscreveram-se na premiação apontando os objetivos do projeto, as estratégias utilizadas para atingi-los, a forma como foi realizada a execução e implementação do trabalho e quais os resultados obtidos.

Todos os cases inscritos foram avaliados por uma comissão julgadora, indicada pela ADVB/SC, entre os dias 31 de maio e 09 de junho, com base na relevância social e comunitária da iniciativa; originalidade e correção das estratégias; eficácia na execução do trabalho; e resultados obtidos, com relação ao grau de benefício social e comunitário alcançado pelo projeto, até que fossem escolhidos os grandes vencedores.

"O Empresa Cidadã tem a finalidade de distinguir e reconhecer anualmente os melhores trabalhos e resultados realizados em benefício do bem-estar comunitário, desenvolvidos por empresas, fundações e associações civis que não tenham como foco o objetivo do prêmio", explica Maria Carolina Linhares.

A solenidade de premiação com entrega de troféu e certificado ocorre no dia 08 de julho, na cidade de Criciúma.

Veja aqui todas as notícias

Setor empresarial pede à Fazenda revisão da Substituição Tributária

Metodologia alemã de preservação ambiental chega à indústria de SC

IEL/SC divulga empresas finalistas do Prêmio de Estágio 2010

SESI Santa Catarina inaugura unidade em Chapecó

SENAI completa 35 anos em Jaraguá do Sul

Concórdia recebe nova unidade do SESI/SC

SC fecha negócio com turcos na área de logística

FIESC inaugura em Concórdia associação de sindicatos de indústria

SESI/SC é reconhecido como Empresa Cidadã pela ADVB/SC

Palestras gratuitas mostram como reduzir custos e preparar líderes

Curitibanos recebe clínica odontológica do SESI/SC

Empresas de micro e pequeno porte são incentivadas a inovar

Veja aqui - Todas as notícias

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

e-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun