Newsletter Semanal do Sistema FIESC  |  nº 169  |  23.06 a 30.06.2010  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Metodologia alemã de preservação ambiental chega à indústria de SC


Núcleo ambiental do SENAI em Blumenau será transformado em Centro de Referência Ambiental (foto: Mauro Goularte)

 O SENAI de Santa Catarina e a Universidade de Stuttgart, da Alemanha, fecharam acordo para a realização conjunta de consultoria ambiental em indústrias catarinenses. O primeiro trabalho está sendo planejado em junho e julho e terá aplicação prática a partir de agosto em dez empresas nas áreas de têxtil, metalmecânica e de aterro industrial do Vale do Itajaí. Serão implantadas melhorias em tratamento de efluentes, matriz energética, geração de resíduos sólidos, reciclagem de água, remoção de cor, redução de custos com tratamento de efluentes, entre outros.

A parceria entre o SENAI e a universidade alemã foi fechada depois de dois anos de trabalhos em conjunto, chamados de ações de curta duração. Os trabalhos permitiram o conhecimento da forma de atuação e a identificação de potenciais clientes. As dez empresas selecionadas devem ser as mesmas nas quais foram realizadas as atividades que antecederam a formalização da parceria. As consultorias, com duração prevista de dois anos, identificarão oportunidades de refinar o uso dos recursos naturais e energia, com repercussão na redução de efluentes, resíduos sólidos economia de energia.

Os projetos serão financiados pelo instituto DEG, ligado ao governo alemão e que financia projetos de ciência e tecnologia. As empresas brasileiras beneficiadas deverão participar com quase 50% do valor do projeto, por meio de contrapartidas econômicas, aquelas que não representam desembolsos. Na prática, serão calculados os custos que as empresas terão, por exemplo, com horas de trabalho de sua equipe, na execução dos projetos. O SENAI, por sua vez, terá seus consultores recebendo treinamento. Os alemães têm interesse na prospecção de projetos futuros de melhorias da produção e economia de energia. Além do SENAI, da Universidade de Stuttgart, e do instituto DEG, a parceria conta com a participação da LVI (câmara de meio ambiente ligada ao Ministério da Economia de Baden Württemberg) e das empresas Wehrler Umwelt (de consultoria e projetos ambientais) e Arqum (que gerencia projetos do DEG).

A parceria com a Universidade de Stuttgart também facilitará a transformação do núcleo ambiental do SENAI em Blumenau em Centro de Referência Ambiental. O núcleo oferece serviços laboratoriais e de consultoria.

O SENAI de Santa Catarina também mantém parcerias com instituições alemãs nas áreas de logística, e está negociando outros projetos nas áreas metalmecânica, educação a distância, entre outros.

Veja aqui todas as notícias

Setor empresarial pede à Fazenda revisão da Substituição Tributária

Metodologia alemã de preservação ambiental chega à indústria de SC

IEL/SC divulga empresas finalistas do Prêmio de Estágio 2010

SESI Santa Catarina inaugura unidade em Chapecó

SENAI completa 35 anos em Jaraguá do Sul

Concórdia recebe nova unidade do SESI/SC

SC fecha negócio com turcos na área de logística

FIESC inaugura em Concórdia associação de sindicatos de indústria

SESI/SC é reconhecido como Empresa Cidadã pela ADVB/SC

Palestras gratuitas mostram como reduzir custos e preparar líderes

Curitibanos recebe clínica odontológica do SESI/SC

Empresas de micro e pequeno porte são incentivadas a inovar

Veja aqui - Todas as notícias

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

e-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun