Newsletter Semanal da FIESC  |  nº 485  |  26.10 até 02.11.2016  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
» FIESC e Unisul assinam acordo de cooperação


Hércules (e) e Côrte na assinatura do termo de cooperação. Foto: Fernando Willadino
A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e a Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) assinaram, na sexta-feira (21), durante reunião da diretoria da Federação, termo de cooperação para a promoção conjunta de atividades de ensino, pesquisa e extensão. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento do setor industrial.

O presidente da FIESC, Glauco José Côrte, lembrou que acordos semelhantes já foram assinados pela entidade com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e com a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Segundo o empresário, acordos dessa natureza "fazem parte da estratégia da FIESC de aproximar as universidades e o setor industrial, a fim de que pesquisas e estudos desenvolvidos tenham aplicação no setor produtivo". Ele lembrou de análise, realizada em parceria entre a Federação e a Unisul, dos prejuízos causados pela demora na duplicação da BR 101 Sul. "Foi um dos estudos que mais repercutiu junto aos governos Federal e do Estado, pois mostrou que deixamos de gerar riqueza da ordem de R$ 32,7 bilhões em função do atraso na conclusão dessa importante obra", disse.

Para o professor Hercules Nunes de Araújo, diretor do Campus da Unisul na Grande Florianópolis, a oficialização do convênio "contribui diretamente para o desenvolvimento da indústria e da economia catarinense; esse é nosso desafio".

BRASIL-ALEMANHA

Na reunião da diretoria, Côrte também fez um balanço da missão à Alemanha, realizada de 13 a 20 de outubro. A agenda de compromissos se iniciou por Berlim, com reuniões na Sociedade Fraunhofer, entidade com a qual a FIESC firmou parceria para desenvolver produtos inovadores no âmbito dos Institutos SENAI de Inovação, localizados em Joinville e Florianópolis. A instituição alemã tem 68 institutos e unidades de pesquisa, 24 mil colaboradores e um orçamento de 2,1 bilhões de euros.

"Conseguimos construir uma ótima relação com a Sociedade Fraunhofer e devemos dar mais passos nesse sentido, sobretudo, em relação aos Institutos SENAI de Inovação", afirmou Côrte. Ainda em Berlim, o grupo de industriais catarinenses, liderado pela FIESC, participou de reuniões na Embaixada do Brasil e em universidades locais.

A delegação também participou do Encontro Econômico Brasil-Alemanha, realizado em Weimar, na Turíngia, de 16 a 18 de outubro. O evento reuniu 420 participantes, entre eles, 220 brasileiros, e promoveu 106 rodadas de negócios.

Durante o Encontro Brasil-Alemanha, o presidente da FIESC foi um dos debatedores de um fórum sobre indústria 4.0, chamando a atenção para a necessidade de investir na educação e requalificação de trabalhadores, professores, empresários e dos departamentos de recursos humanos para esta nova era da indústria. Ele também defendeu novos métodos de ensino, além de criar parcerias entre diferentes setores, estimular maior participação das mulheres no campo tecnológico e modernizar as relações trabalhistas.

 

Veja aqui todas as notícias

Especialistas do Brasil, Chile e Colômbia debatem educação

Campanha Moto pela Vida busca redução de acidentes em SC

FIESC e EMBRAPII realizam seminário sobre inovação

Evento do SENAI em Lages desperta para indústria 4.0

» FIESC e Unisul assinam acordo de cooperação

» Jogos do SESI reúnem 1,4 mil trabalhadores da indústria

» Movimento SC pela Educação traça estratégias em reunião

» "Educação está desconectada da produtividade", diz Barros

» Côrte defende que a educação esteja na agenda da indústria

» Início da recuperação da economia será em 2017

» Confiança do industrial tem ligeira queda em outubro

» SENAI/SC lança cursos focados em indústria avançada

» Comdefesa debate fiscalização de produtos controlados

» Economia brasileira dá os primeiros sinais de recuperação

» Saúde e segurança são debatidos em Criciúma

» Indústrias de SC disputam prêmio nacional de estágio

» FIESC debate inclusão de pessoas com deficiência

Veja aqui - Todas as notícias

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

e-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun