Newsletter Semanal da FIESC  |  nº 487  |  9.11 até 16.11.2016  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Parceria entre setor produtivo e poder público pode transformar a educação, enfatiza Côrte nos EUA


No encontro, Côrte conduziu os debates sobre a transição entre a escola e o mundo do trabalho (Foto: Franklin Silva Netto)
O presidente da FIESC, Glauco José Côrte, que participou na segunda-feira (7), a convite do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Diálogo Empresarial das Américas, em Washington (EUA). Ele enfatizou a luta incessante para que a educação seja entendida por todos como o principal fator de competitividade de um País. O encontro reuniu empresários da América Latina e do Caribe, além de especialistas em educação, para debater parcerias público-privadas para promover a qualidade da educação. Para o BID, o Movimento Santa Catarina pela Educação, conduzido por Côrte, é uma das iniciativas que mais avançaram na América nesse campo.

"O principal destaque foi, sem dúvida, a estratégia que estruturamos para mobilizar não só a indústria, mas toda a sociedade catarinense em torno da causa da educação. Os participantes se surpreenderam pela forma com a qual a FIESC e suas entidades colocaram o tema na pauta de prioridades em Santa Catarina", destacou Côrte ao falar sobre o Movimento SC pela Educação. Ele defendeu ainda a importância de envolver professores, pais e estudantes e também os diversos setores da economia nas discussões sobre a melhoria da qualidade da educação. Ele lembrou que, entre os jovens, o entendimento de que uma educação de qualidade deve ser prioridade absoluta para os governantes fica evidente em pesquisa realizada pela ONU, que ouviu 597 mil pessoas com idades entre 10 e 24 anos.

Durante o evento, o industrial liderou os debates sobre a transição entre a escola e o mundo do trabalho. Uma pesquisa inédita foi realizada em Santa Catarina para identificar competências e habilidades requeridas pelo mundo do trabalho e para analisar o impacto da educação voltada a jovens e adultos que não concluíram o ensino básico em Santa Catarina. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a FIESC e a Secretaria de Estado da Educação com o BID. O estudo é conduzido pela Fundação Getúlio Vargas e o resultado será apresentado no próximo dia 17 de novembro, na sede da FIESC, em Florianópolis.

Na terça (8), Côrte visitou o Ministério de Educação do governo americano e a Northern Virginia Community College, a segunda maior faculdade comunitária do País, com foco em educação superior para o mercado de trabalho. Antes de retornar ao Brasil, Côrte reuniu-se com o embaixador Sérgio Amaral e com o chefe do setor educacional da Embaixada do Brasil em Washington, Franklin Silva Netto.

Veja aqui todas as notícias

Liminar garante movimentação durante greve dos portos

FIESC realiza nova pesquisa sobre custos logísticos

Santa Catarina terá três projetos na Olimpíada do Conhecimento 2016

SC é sócio estratégico para a Argentina, diz embaixador Magariños

» FIESC debate formação para o mundo do trabalho com EUA

» Opinião: saúde na estratégia empresarial

» Indústria acumula queda de 10,5% nas vendas

» Nesta sexta-feira, seminário debate cabotagem

» Corrida do Bem reúne mais de mil pessoas em Caçador

» FIESC debate modernização das termelétricas a carvão

» Evento do SENAI em Brusque desperta para indústria 4.0

» SESI apoia evento da CELESC e estimula qualidade de vida

Veja aqui - Todas as notícias

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

e-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun