Newsletter Semanal da FIESC  |  nº 498  |  15.02 até 22.02.2017  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
» Presidente da FIESC destaca retomada da economia


Posse da diretoria do Sindicato foi realizada na noite desta quarta-feira (8) (foto: Filipe Scotti)
O aumento de 37% nas exportações catarinenses em janeiro (na comparação com o mesmo mês do ano passado), a melhoria do índice de confiança do industrial e a desaceleração das quedas da produção industrial e da oferta de postos de trabalho na indústria são sinais de retomada da economia brasileira, mesmo vivendo uma crise mais intensa e duradoura que as anteriores. A análise foi feita pelo presidente da FIESC, Glauco José Côrte, a empresários do mobiliário da Grande Florianópolis, durante a posse da nova diretoria do sindicado industrial do setor, na quarta-feira (8), em São José. "2016 foi um ano duro, mas começam a aparecer os primeiros sinais que nos animam em relação às perspectivas de 2017", disse Côrte, ressaltando que, por exemplo, o incremento das exportações obteve o maior índice para o mês de janeiro desde 1997.

O presidente da FIESC enfatizou a necessidade de as empresas buscarem melhorar sua eficiência, como forma de superar mais rapidamente a adversidade. Lembrou que dos dez maiores exportadores de móveis do País, oito utilizam os laboratórios de metrologia do SENAI. Citou o Programa Brasil Mais Produtivo, também oferecido pelo SENAI e em melhoria de produtividade e que já atendeu 31 indústrias catarinenses do setor, tendo mais 25 com contratos firmados. Côrte destacou que os cursos do SENAI para o segmento do mobiliário em Santa Catarina totalizaram 2,6 mil matrículas em 2016, 10% das quais na Grande Florianópolis. Ele disse que os investimentos em saúde, segurança e qualidade de vida dos trabalhadores também resultam em melhorias da competitividade da indústria e salientou a atuação do SESI na Grande Florianópolis, que mantém parcerias com 21 empresas na área educacional; 90, na área de saúde, e 70, com a rede de farmácias.

O presidente empossado do Sindicato da Indústria do Mobiliário, Júlio César Ferreira, destacou que a meta de sua gestão é ampliar o número de empresas associadas. Ao entregar o cargo, seu antecessor Orlíndio da Silva também ressaltou a importância do associativismo como forma de fortalecer a ação empresarial.

Côrte entregou a Ferreira um exemplar do caderno com as Rotas Estratégicas do Setor de Madeira e Mobiliário, preparado pela FIESC no âmbito do Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense (PDIC 2022). O Sindicato, por sua vez, prestou homenagem aos ex-presidentes.

Veja aqui todas as notícias

SC debate ampliação do comércio com a Alemanha

Indústria pode fornecer à ONU que movimenta US$ 15 bi

Opinião: foco na competitividade, por Glauco José Côrte

Reunião debate tarifa de gás e oferta do insumo a outras regiões

» Presidente da FIESC destaca retomada da economia

» FIESC certifica empresa amiga do Novos Caminhos

» "Burocracia e tributos impõem ônus a quem gera emprego"

» Empresas em crise precisam de condições para crescer

Veja aqui - Todas as notícias

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

e-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun