Newsletter Semanal da FIESC  |  nº 521  |  26.07 até 2.08.2017  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
» Vencedoras de Prêmio de Inovação são homenageadas


Fornari, de Concórdia, foi uma das empresas homenageadas na sexta-feira (21), em Florianópolis (foto: Marcos Campos)
Clique aqui e veja a cobertura fotográfica no Flickr da FIESC

As empresas Fornari, Whirlpool e Portobello, vencedoras do Prêmio Nacional de Inovação 2016/2017, foram homenageadas pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), durante reunião de diretoria da entidade, na sexta-feira (21), em Florianópolis. A Fornari, de Concórdia, ficou com o primeiro lugar nas categorias Inovação em Produto e Gestão da Inovação (micro e pequena empresa). A Whirlpool, de Joinville, venceu na categoria Inovação em Produto (grande empresa) e a Portobello, de Tijucas, foi reconhecida na categoria Inovação em Marketing (grande empresa). A iniciativa é capitaneada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequena Empresas (Sebrae).

Com o apoio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC), entidade da FIESC, a Fornari, que fabrica equipamentos para o agronegócio, implantou processos inovadores em sua fábrica. Segundo a sócia da companhia, Luciana Fornari, que discursou em nome dos homenageados, em breve a empresa vai exportar para os Estados Unidos. "Toda a iniciativa em pesquisa e desenvolvimento precisa de conhecimento e educação. Não fizemos nada sozinhos. Não basta ter uma boa ideia se não for possível transformar em produto. Tem que levar para o mercado", declarou, lembrando que as inovações são construídas em parcerias com startups.

"Ouvindo a Luciana falar, compreendemos um pouco mais como é diferente o espírito do empreendedor catarinense. Temos milhares de empresas assim espalhadas pelo Estado, com alta qualidade, inovação, olhando o que acontece lá fora e participando de congressos e feiras e a Fornari é um exemplo disso", afirmou o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, lembrando que é isso que diferencia Santa Catarina e dá o equilíbrio à economia. "Temos empresas inovadoras por todo o Estado e isso nos anima a continuar na defesa da indústria de Santa Catarina. Quando tivermos mais apoio e conseguirmos tirar as barreiras que impendem a melhoria da competitividade ninguém vai segurar o nosso Estado. Temos pessoas, tecnologia e um Estado de qualidade", completou.

O prêmio se dividiu em quatro modalidades: micro e pequenas empresas atendidas pelo Programa Agentes Locais de Inovação (ALI); micro e pequenas empresas, médias empresas, e grandes empresas. A premiação se deu nas categorias gestão da inovação, inovação de produto, inovação de processo, inovação organizacional e inovação em marketing, sendo esta última em quatro subcategorias: produto, processo, organizacional e marketing.

Os vencedores do Prêmio Nacional de Inovação foram selecionados a partir das escolhas de uma banca de juízes composta por representantes da CNI e do Sebrae e dos parceiros institucionais do prêmio: Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Movimento Brasil Competitivo (MBC), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

Veja aqui todas as notícias

Até 45% das atividades feitas por pessoas podem ser robotizadas

Setor produtivo lança campanha para escolarizar adultos

Prêmio Empresa Cidadã ADVB reconhece ações educacionais da FIESC

Indústria apresenta projeto de humanização de rodovias

» Moda brasileira quer conquistar mercado colombiano

» Alunos do SENAI se habilitam para seletiva do WorldSkills

» Vencedoras de Prêmio de Inovação são homenageadas

» Indústrias de SC são beneficiadas em editais da Celesc

» Na FIESC, diretor-geral do ONS fala sobre abastecimento

» Espaço indústria expõe produtos da Aurora, de Chapecó

» Governo apresenta estudo sobre concessões de rodovias

» Professores debatem ações do programa SENAI Conecte

» Indústrias participarão de programa de estímulo à competitividade

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

E-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun