Newsletter Semanal da FIESC  |  nº 521  |  26.07 até 2.08.2017  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Setor produtivo lança campanha para escolarizar adultos

As Federações da indústria (FIESC), do comério (Fecomércio), da agricultura (Faesc) e dos transportes (Fetrancesc) promovem nesta quinta-feira, dia 27, o seminário Educação de Jovens e Adultos de Santa Catarina: construindo um ecossistema para uma atuação em rede. O evento será realizado no Complexo Esportivo do SESI, em Blumenau, e debaterá a educação básica do trabalhador com a participação do especialista Timothy Ireland, coordenador da Cátedra da Unesco em EJA.

As Federações somam esforços junto com a Secretaria de Estado da Educação e com a Undime-SC para elevar a oferta integrada de educação de jovens e adultos no Estado. A partir de uma plataforma de geolocalização, as entidades estão criando um ecossistema no qual será possível a qualquer estudante encontrar a escola de jovens e adultos mais próxima para estudar. Juntos, os quatro setores somam mais de 2,2 milhões trabalhadores, segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2015 e quase 725 mil deles ainda não concluíram a educação básica (33%).

Além de apresentar a plataforma de geolocalização, que estará disponível no site www.scpelaeducacao.com.br, as entidades lançam no dia 27 de julho campanha estadual para sensibilizar seus trabalhadores para a elevação da escolaridade. "Trabalhadores mais qualificados são fundamentais para uma indústria mais produtiva e competitiva. Por isso, o Movimento estabeleceu como desafio ter todo o trabalhador com a educação básica completa até 2024 e com qualificação técnica adequada à função. Para alcançar esta meta, estamos lançando esta campanha que lembra que o estudo é o nosso melhor amigo para alcançar tudo aquilo que desejamos na vida", diz o presidente da FIESC, Glauco José Côrte. A campanha que será apresentada durante o seminário, em Blumenau, prevê inserções em rádios, outdoors e material de divulgação como flyers e anúncios.

A volta aos bancos escolares ainda é um desafio no Estado, que registra uma taxa significativa de jovens que não concluíram o ensino médio aos 19 anos (32,3%). São estes jovens que, mais tarde, buscam a educação de jovens e adultos para concluir o ensino básico. De acordo com o último censo escolar do Ministério da Educação, 64.220 pesssoas frequentavam os cursos de EJA em 2016. A capilaridade dos ofertantes é ampla, atingindo 201 municípios e somando 421 estabelecimentos para a realização das aulas.

 

Veja aqui todas as notícias

Até 45% das atividades feitas por pessoas podem ser robotizadas

Setor produtivo lança campanha para escolarizar adultos

Prêmio Empresa Cidadã ADVB reconhece ações educacionais da FIESC

Indústria apresenta projeto de humanização de rodovias

» Moda brasileira quer conquistar mercado colombiano

» Alunos do SENAI se habilitam para seletiva do WorldSkills

» Vencedoras de Prêmio de Inovação são homenageadas

» Indústrias de SC são beneficiadas em editais da Celesc

» Na FIESC, diretor-geral do ONS fala sobre abastecimento

» Espaço indústria expõe produtos da Aurora, de Chapecó

» Governo apresenta estudo sobre concessões de rodovias

» Professores debatem ações do programa SENAI Conecte

» Indústrias participarão de programa de estímulo à competitividade

Veja aqui - Todas as notícias

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

e-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun