Newsletter Semanal da FIESC  |  nº 533  |  18.10 até 25.10.2017  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Indústria apresenta oportunidades de negócios no Brasil a empresários dos Emirados Árabes


Côrte, o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, e o ex-presidente da CNI e ex-ministro Armando Monteiro Neto (a direita) entre os empresários brasileiros que mantiveram contatos com os árabes. Foto: José Paulo Lacerda/Agência CNI
Enquanto 56 estudantes brasileiros, dos quais cinco do SENAI/SC (entidade da FIESC), disputam a WorldSkills Competition, o torneio internacional de educação profissional, em Abu Dhabi, o setor empresarial se mobiliza na promoção de negócios com os Emirados Árabes Unidos. Na terça (17), na cidade sede da competição, foi realizado o 1º Encontro Empresarial Brasil-Emirados Árabes Unidos, do qual participou também o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Côrte. A indústria brasileira apresentou projetos privados em setores como alimentos e bebidas, construção civil, aeronáutica, metalurgia, petróleo e gás, agroindústria, têxtil e tecnologia da informação e comunicação, além das concessões no próximo ano em portos, aeroportos, rodovias e obras em saneamento.

Clique aqui para saber mais sobre a participação catarinense na WorldSkills

"O encontro confirmou as oportunidades de ampliação do intercâmbio comercial entre SC e a União dos Emirados Árabes. Há, também, interesse de investimentos no Brasil, sobretudo em obras de infraestrutura", afirmou o presidente da FIESC, após o evento. Côrte lembrou que Santa Catarina mantém tradição de mais de quatro décadas de exportações de carnes de aves ao mundo árabe. De janeiro a setembro de 2017, apenas para os Emirados Árabes Unidos, as indústrias catarinenses exportaram US$ 62,4 milhões em aves, o que representou crescimento de 9,6% em relação ao mesmo período do ano passado, e US$ 8,19 milhões em carne suína (5,4% a mais que em 2016).

Na avaliação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que promoveu o encontro em parceria com a embaixada brasileira, o Brasil vive momento ideal para receber investimentos estrangeiros diante dos sinais mais sólidos de retomada da economia. Os sinais positivos fizeram a CNI revisar a projeção sobre o crescimento do PIB para 0,7% este ano, com previsão de aumento do PIB industrial para 0,8%. A estimativa é que a inflação fique em 3,2%, próxima ao limite inferior da meta e a taxa básica de juros, a Selic, chegará em dezembro a 7% ao ano. "A reação positiva da economia já alcança, inclusive, o mercado de trabalho, no qual se observa queda da taxa de desemprego. Com a diminuição da inflação, esse movimento recompõe o poder de compra e potencializa a tendência de recuperação", analisou o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade. "Na indústria, a gradual recuperação do consumo das famílias criará condições para o aumento da produção de forma mais disseminada".

A indústria brasileira tem defendido ambiciosa agenda internacional para o setor, que inclui a melhoria no ambiente de negócios no Brasil, a defesa de acordos destinados a evitar a dupla tributação e para facilitar o aumento dos investimentos no país.

O diretor de escritórios internacionais da Câmara de Comércio de Dubai, Omar Khan, e a diretora de Políticas de Comércio Internacionais do Ministério da Economia dos Emirados Árabes Unidos, Hind Al Youha, também fizeram uma apresentação sobre os setores prioritários de desenvolvimento no país. "Acho que o encontro foi um excelente começo e nós precisamos continuar a estreitar essa relação entre o Brasil e os Emirados Árabes. Com a nossa parceria com a CNI podemos identificar oportunidades e discutir as possibilidades para cada tipo de investidor", disse Khan.

COBERTURA COMPLETA:
- Veja as fotos do dia a dia da nossa delegação em Abu Dhabi no Flickr da CNI.
Conheça os nossos competidores na WorldSkills 2017.
- Acompanhe a participação do Brasil no mundial no site especial no Portal da Indústria!

 

Veja aqui todas as notícias

Mundial de profissões em Abu Dhabi chega ao último dia de provas

Seminário reúne especialistas mundiais em educação

SC aprova 12 projetos no Edital de Inovação para a Indústria

Setor empresarial apoia instalação do Porto Brasil Sul

» Jucesc Digital vai facilitar abertura de empresas

» Torneio de robótica da FLL está com inscrições abertas

» Grupo brasileiro participa da Feira de Cantão, na China

» Encontro aproxima SC de países do sudeste da Ásia

» Reunião da Câmara de Transporte será no Porto de Itapoá

» Joinville recebe capacitação sobre leis de incentivo fiscal

» Jogos do SESI reúnem 1,5 mil trabalhadores da indústria

Veja aqui - Todas as notícias

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

e-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun