Newsletter Semanal da FIESC  |  nº 539  |  29.11 até 06.12.2017  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
» Joinville, Blumenau e Florianópolis conhecem eSOCIAL


Em Blumenau, evento ocorreu na tarde desta segunda-feira (27) (Foto: Léo Laps)
A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), por meio do SESI, em parceria com o Sinduscon e o Serviço Social da Construção Civil (Seconci) de Joinville, Blumenau e da Grande Florianópolis, promoveu na segunda e terça-feira (27 e 28) palestras sobre os impactos do eSocial e do Fator Acidentário de Prevenção (FAP) na gestão de Saúde e Segurança no Trabalho. O objetivo foi esclarecer o tema às indústrias de cada região com apresentação sobre como funciona o eSocial, as novidades e as mudanças que o sistema irá provocar.

O eSocial, Sistema Público de Escrituração Digital criado pelo governo federal, irá padronizar o envio de informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias e fiscais pelas empresas. Esses dados, muitas vezes registrados em papel ou comunicados separadamente, passam a ser integrados em um mesmo ambiente. Por meio dessa plataforma digital, haverá o registro contínuo de tudo o que acontece com o trabalhador dentro da empresa - desde sua admissão até seu desligamento. "Ao unificar tudo em uma só base, o sistema impacta a gestão das relações de trabalho, em todos os níveis e para todos os empregadores e empregados", afirmou o palestrante e médico do trabalho do Departamento Nacional do SESI, Gustavo Nicolai.

Ao mesmo tempo, serão adicionados a esse banco de dados todos os eventos relacionados à movimentação dos trabalhadores, em termos trabalhistas e previdenciários. Os dados inseridos abrangem mudanças de cargo, alterações de salário, acidentes de trabalho e licença médica, entre outros. As informações ficarão centralizados num repositório nacional e poderão ser consultados pelos órgãos governamentais de interesse, como Ministério do Trabalho, Previdência Social, Caixa Econômica e Receita Federal.

Outro assunto abordado foi o afastamento previdenciário, suas criticidades e oportunidades de uma gestão estratégica. De acordo com o médico, mais da metade do absenteísmo de curto prazo por motivos de saúde tem causa em aspectos motivacionais, ao invés de doença incapacitante. "Entender a origem desses eventos oportuniza ações comportamentais geralmente de baixo custo e retorno rápido", esclareceu Nicolai, acrescentando que a legislação previdenciária vigente impôs à iniciativa privada tributação variável, ocasionada por acidentes do trabalho e afastamentos acidentários, através do Fator Acidentário de Prevenção - FAP. "Compreender, em especial, o desfecho final desses atestados no afastamento acidentário e o custo de cada sinistro, ajuda na tomada de decisão. Faz com que saúde e segurança não necessariamente representem gasto, reforçando estratégias de prevenção e reabilitação precoce", finalizou.

Atuação do SESI/SC

O SESI prestará atendimento sobre os programas e assessorias técnicas, além de disponibilizar plataforma de gestão e sistema de apoio para as empresas no repasse de dados ao eSocial. O envio da informação será de responsabilidade da empresa e o SESI subsidiará com dados os eventos relacionados à saúde e segurança. Indústrias interessadas em receber o auxílio do SESI devem procurar a Unidade mais próxima.

Veja aqui todas as notícias

Cinco equipes de SC se classificam para a etapa nacional do torneio FLL

Estudantes de Lages vencem desafios do SENAI Challenge

Raul Velloso, Colombo e executivos debatem gestão e investimentos

Grand Prix busca soluções para cidades e indústrias

» Opinião: eleição 2018, emprego e educação

» Michel Temer recebe delegação brasileira da WorldSkills

» Seminário sobre educação no séc. 21 reúne mil professores

» FIESC e TRT-SC firmam acordo de estímulo à aprendizagem

» Iniciam-se as negociações de atualização do piso regional

» Mundo SENAI é reconhecido no Top de Marketing ADVB

» "Preconceito exclui pessoas com deficiência"

» SENAI/SC recebe Prêmio Impar

» Movimento foca educação integral em 2018

» PDIC realiza Rota da Indústria Criativa

» Infraestrutura e educação desafiam SC

» FIESC lança agenda para infraestrutura de transportes

» Chapecó estimula habilidades socioemocionais

» Joinville, Blumenau e Florianópolis conhecem eSOCIAL

» SENAI/SC estuda produtos para manutenção industrial

» SESI lança plataforma com soluções em saúde e segurança

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

E-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun