Newsletter Semanal da FIESC  |  nº 553  |  28.03 até 4.04.2018  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
» Empresários de Blumenau conhecem trabalho da FIESC


Reunião foi realizada em Florianópolis
Um grupo de empresários da Associação Empresarial de Blumenau (ACIB) conheceu as principais ações da FIESC e suas entidade (CIESC, SESI, SENAI e IEL) durante reunião, na quinta-feira (22), na sede da Federação, em Florianópolis. No encontro, o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, apresentou um perfil da indústria, o desempenho e as perspectivas da economia, além dos pilares de atuação da entidade: ambiente institucional, educação, saúde e segurança e inovação e tecnologia. O grupo também conheceu ações de internacionalização e promoção comercial, iniciativas voltadas ao associativismo, infraestrutura, Programa Novos Caminhos e INVESTE SC.

"Reitero essa parceria e acredito que temos o mesmo propósito, que é gerar emprego e riqueza. O desenvolvimento tem um destinatário que são as famílias. Não é um fim em si mesmo. É para melhorar o bem-estar das pessoas, das famílias e, sobretudo, nesta fase difícil do Brasil, manter acesa a esperança dos jovens", disse o presidente da FIESC.
O vice-presidente da FIESC para o Vale do Itajaí, Ronaldo Baumgarten Júnior, salientou a importância do trabalho da entidade na região. O presidente da ACIB, Avelino Lombardi, disse que a parceria entre as instituições deve sempre se renovar e se fortalecer.

Durante a reunião, Côrte informou que Santa Catarina é a sexta economia do País, com um PIB de R$ 249 bilhões (dado de 2015) e tem 50,8 mil indústrias que empregam cerca de 735 mil trabalhadores. Ele chamou a atenção para o desempenho positivo do emprego em 2017. A indústria catarinense fechou o período com um saldo de positivo de 12,4 mil vagas. O resultado deu ao Estado a liderança na geração de empregos industriais. "Isso mostra a importância do setor. Mais ainda se considerarmos que a indústria catarinense participa com cerca de 29% do total da formação do PIB catarinense. Estamos muito acima da média brasileira", declarou, lembrando que sempre que a indústria tem um bom desempenho, o PIB catarinense cresce. 

"Outro dado importante é que somos considerados o Estado cuja indústria de transformação é a mais diversificada do País, o que explica esse bom equilíbrio que temos em relação à economia. Temos uma grande diversificação e desconcentração. Praticamente não há cidade catarinense, por menor que seja, que não tenha uma base industrial", completou o presidente da FIESC, ressaltando que essa desconcentração se dá com base na vocação de cada região. 

No encontro também foi apresentado o Movimento A Indústria pela Educação. Criado em 2012 como uma iniciativa da indústria, com o apoio das federações dos trabalhadores, o Movimento ganhou a adesão do comércio (Fecomércio-SC), da agricultura (FAESC) e dos transportes (Fetrancesc) e passou a se chamar em 2016 Movimento Santa Catarina pela Educação. 

Também foi destacada a entrega do Instituto da Indústria, que recebeu investimento de R$ 15 milhões e trabalha no desenvolvimento de inovações para o setor. A estrutura, de 3,3 mil m², localizada no Sapiens Parque, em Florianópolis, abriga o Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados e o Centro de Inovação SESI em Tecnologias para Saúde. No ano passado, foi entregue em Joinville os institutos SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura e em Processamento a Laser.

 

Veja aqui todas as notícias

COFEM manifesta-se contra título de cidadão catarinense a Lula

SC integrará estratégia que busca salto na educação básica

Indústria de SC lidera geração de vagas do setor no País

Dia da Família na escola propõe reflexão sobre projeto de vida

» Brasil pode crescer 4% em 2018, diz presidente do BNDES

» Confiança do industrial de SC mantém-se estável em março

» SC tem certificado inédito na produção de aves

» Plano aeroviário e política para o setor desafiam SC

» Seminário debate negócios entre SC e Emirados Árabes

» Aeronáutica debate cooperação com SENAI/SC

» Empresários de Blumenau conhecem trabalho da FIESC

» General é homenageado pela aproximação com a indústria

Veja aqui - Todas as notícias

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

E-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun