Newsletter Semanal da FIESC  |  nº 553  |  28.03 até 4.04.2018  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
» Confiança do industrial de SC mantém-se estável em março
O Índice de Confiança do Empresário Industrial de Santa Catarina (ICEI) alcançou 61,6 pontos em março. O valor é 0,9 ponto abaixo do registrado em fevereiro, sendo puxado pela leve contração das expectativas para os próximos seis meses, mostra pesquisa da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). Conforme a pesquisa, apesar da queda, o valor se mantém acima da média identificada em 2017, de modo que a reversão, dado os altos níveis das perspectivas, tende a uma estabilização. Os indicadores da pesquisa variam de zero a cem pontos. Quando o ICEI está acima de 50 pontos, demonstra que os empresários estão confiantes.

O índice é calculado com base na avaliação das condições atuais e das expectativas dos empresários em termos de economia nacional, catarinense e empresa. Essa avaliação é segmentada para a indústria geral, indústria de transformação e construção civil.

A confiança do empresário da indústria de transformação foi de 63 pontos em março, mantendo-se estável em relação ao mês anterior. O destaque são as empresas de pequeno porte, que mostraram crescimento nas condições atuais e nas expectativas. O ICEI dos empresários da construção recuou 3,6 pontos em março, atingindo 55,1 pontos. Essa queda é puxada principalmente pela contração das expectativas, havendo crescimento na percepção das condições atuais, especialmente na avaliação do cenário nacional e estadual.

Resultados nacional: O empresário brasileiro manteve a confiança na economia e nos negócios, mostra o índice nacional, divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O indicador permaneceu estável em março na comparação com o mês anterior, com leve variação de 58,8 para 59 pontos, mesma pontuação observada em janeiro, mês em que a confiança chegou ao maior patamar em quase 7 anos.

O indicador de março de 2018 é cinco pontos superior ao registrado no mesmo período em 2017 e 4,8 pontos superior à média histórica de 54,2 pontos. Assim como no mês anterior, a confiança é maior em grandes empresas, que se manteve em 60,4 pontos, mas, entre as empresas de pequeno porte houve crescimento de 0,7 ponto, tendo o ICEI passado de 55,9 para 56,6 pontos. As médias empresas apresentaram leve crescimento, de 0,1 ponto, alcançando 58,4 pontos.

 

Veja aqui todas as notícias

COFEM manifesta-se contra título de cidadão catarinense a Lula

SC integrará estratégia que busca salto na educação básica

Indústria de SC lidera geração de vagas do setor no País

Dia da Família na escola propõe reflexão sobre projeto de vida

» Brasil pode crescer 4% em 2018, diz presidente do BNDES

» Confiança do industrial de SC mantém-se estável em março

» SC tem certificado inédito na produção de aves

» Plano aeroviário e política para o setor desafiam SC

» Seminário debate negócios entre SC e Emirados Árabes

» Aeronáutica debate cooperação com SENAI/SC

» Empresários de Blumenau conhecem trabalho da FIESC

» General é homenageado pela aproximação com a indústria

Veja aqui - Todas as notícias

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

e-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun