Newsletter Semanal da FIESC  |  nº 553  |  28.03 até 4.04.2018  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
» Aeronáutica debate cooperação com SENAI/SC


Côrte (c), com o brigadeiro Amaral (d) e o primeiro vice-presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar (e). Foto: Ivonei Fazzioni

Comitiva de 19 integrantes do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), braço de pesquisa científica e tecnológica da Aeronáutica Brasileira, foi recebida na FIESC e no Instituto da Indústria, em Florianópolis, para discutir possibilidades de cooperação. No encontro, o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, apresentou a estrutura da entidade e o potencial da indústria catarinense. "A CNI (Confederação Nacional da Indústria) e as federações de indústrias estão investindo R$ 3 bilhões de reais na instalação de 25 institutos SENAI de inovação e oito centros de inovação em saúde do SESI", afirmou. "Dos 25 institutos do SENAI, três estão localizados em Santa Catarina; eles estão alinhados com as tecnologias mais modernas dos países mais desolvidos", acrescentou.

Confira a cobertura fotográfica completa no Flickr da FIESC.

"O DCTA tem diversos projetos que são pontos de contato com as indústrias instaladas em Santa Catarina. Fazemos essa visita para buscar novos pontos de cooperação, além dos que já existem, por exemplo, entre o ITA (Instituto de Tecnologia da Aeronáutica) e o SENAI de Santa Catarina, para que a gente possa potencializar esses projetos", afirmou o diretor-geral do DCTA, Tenente Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira. "Promoveremos inclusive a descentralização de algumas atividades que hoje estão concentradas no Vale do Paraíba (São Paulo), buscando fomentar outras áreas do País", observou, destacando parcerias que estão surgindo em diversos Estados. "Vamos fortalecer outros polos no setor aeroespacial, pois entendemos que isso seja interessante para o desenvolvimento do País como um todo", afirmou.

Após o encontro na FIESC, os oficiais da Aeronáutica foram conhecer o Instituto da Indústria de Florianópolis, entregue pela FIESC na semana passada e que congrega o Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados e o Centro de Inovação SESI em Tecnologias para a Saúde. Nesta quinta, o grupo conhecerá também o Instituto da Indústria de Joinville, onde estão instalados os institutos SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura e em Tecnologia Laser.

Também compõem a comitiva, o vice-diretor do DCTA, Major Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, e o Chefe do Subdepartamento Técnico, Brigadeiro Engenheiro César Demétrio Santos. Ao DCTA estão subordinados uma dezena de institutos e centros de pesquisas na área aeroespacial, incluindo o ITA e as bases de lançamento de Alcântara (Maranhão) e Barreira do Inferno (Rio Grande do Norte). O DTCA surgiu em 1954, como Centro Técnico da Aeronáutica (CTA), mais tarde denominado Centro Técnico Aeroespacial.

Veja aqui todas as notícias

COFEM manifesta-se contra título de cidadão catarinense a Lula

SC integrará estratégia que busca salto na educação básica

Indústria de SC lidera geração de vagas do setor no País

Dia da Família na escola propõe reflexão sobre projeto de vida

» Brasil pode crescer 4% em 2018, diz presidente do BNDES

» Confiança do industrial de SC mantém-se estável em março

» SC tem certificado inédito na produção de aves

» Plano aeroviário e política para o setor desafiam SC

» Seminário debate negócios entre SC e Emirados Árabes

» Aeronáutica debate cooperação com SENAI/SC

» Empresários de Blumenau conhecem trabalho da FIESC

» General é homenageado pela aproximação com a indústria

Veja aqui - Todas as notícias

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

e-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun