Newsletter Semanal da FIESC  |  nº 576  |  5.09 até 12.09.2018  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
» SENAI inicia programa que capacita jovens de baixa renda


Aula inaugural do projeto Codificando o Futuro. Foto: Filipe Scotti
Jovens de baixa renda, estudantes de uma dezena de escolas públicas de Florianópolis iniciaram na segunda (3) a participação no projeto Codificando o Futuro, uma parceria do SENAI/SC, entidade da FIESC, Softplan, Fundação Esag e Projeto Resgate. A proposta é oferecer aos estudantes de ensino médio a oportunidade de buscar uma capacitação que tende a se tornar cada vez mais fundamental em todas as profissões. Os 40 adolescentes que integram a primeira turma tiveram aula inaugural nesta segunda, na sede da Softplan.

Clique aqui para ver as fotos da aula inaugural

"Tudo no futuro vai precisar de programação - sites, jogos; a programação está em tudo e essa é uma profissão de futuro", afirma a estudante Luana Morais, 16 anos, estudante da Escola Intendente José Fernandes, no bairro dos Ingleses. "Eu espero que possa crescer como pessoa. É uma oportunidade muito grande participar desse projeto. Creio que possa crescer muito nessa carreira e ter um futuro melhor", afirmou.

"Sabemos hoje que a demanda por profissionais da área de TI é muito acima da oferta", afirma o presidente da Softplan, Moacir Marafon. "Hoje só em Florianópolis são mais de 500 vagas abertas para desenvolvedores, para pessoas diretamente envolvidas em desenvolvimento de softwares e é um mundo em que as demandas cada vez crescem mais, são oportunidades para jovens e como se sabe que, com essas mudanças tecnológicas e inovações, aquilo que vale hoje, amanhã não vale mais", disse. Por isso, Marafon considera de extrema importância que esses jovens tenham contato com as profissões mais cedo possível. "Há uma expectativa de que em 2025, 65% das oportunidades de trabalho vão ser diferentes das profissões de hoje. Por isso, esse curso vai fazer a diferença na carreira e na vida deles", completou o empresário.

"A linguagem de programação é o futuro", afirma o diretor de Inovação e Produtos do SENAI/SC, Roberto de Medeiros Júnior. Segundo ele, todos terão a mesma relevância que tem atualmente a língua inglesa para as diversas profissões. "A linguagem de programação será uma habilidade que não será restrita aos programadores; ela vai avançar para outras profissões", disse. Neste cenário, profissionais de todas as áreas terão que ler e elaborar códigos, para utilizar sistemas de computação.

É esta a lógica que rege o curso lançado pelo SENAI. "Pretendemos que esses jovens sejam profissionais de alto potencial para setores como a indústria e serviços", acrescenta Medeiros. "O curso cumpre uma função social e de atendimento a uma demanda de mercado", diz.
Além das aulas no SENAI, os estudantes farão atividades complementares de desenvolvimento de competências socioemocionais (trabalho em equipe, pensamento crítico), sob a coordenação do Projeto Resgate. A Softplan fará uma curadoria, colaborando para o direcionamento das competências do curso e oferecerá vagas de estágio e emprego aos estudantes do curso. A Fundação Esag, por sua vez, fornecerá bolsas de estudos. Entre as ações coordenadas pelo Projeto Resgate está o desenvolvimento da cultura empreendedora, para soluções para questões sociais.

Veja aqui todas as notícias

Prêmio valoriza educação no setor produtivo

Supremo dá segurança jurídica para contratos de terceirização

LAC aumenta a competitividade de SC, avalia FIESC

FIESC defende Aeroporto Hercílio Luz para carga

» SENAI inicia programa que capacita jovens de baixa renda

» Setor da construção busca referências no Panamá

» Gestão de recursos naturais melhora competitividade

» FIESC aborda E-Social na câmara da micro e pequena

» Corrida do Bem em Brusque tem mais de 800 participantes

» FIESC e TJSC reafirmam parcerias

» Vendas industriais acumulam alta de 13,1% até julho

» FIESC lamenta a morte de Carlos Alberto Baldissera

» Estudantes do SENAI desenvolvem drones para competição

» Rodadas de negócios focam setor da construção

» Produtores de cachaça estudam acesso ao mercado externo

» Joinville recebe Circuito de Inovação do IEL

» Simmmeb e Simmmers são reconhecidos pela gestão

Veja aqui - Todas as notícias

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

E-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun