Newsletter Semanal da FIESC  |  nº 578  |  19.09 até 26.09.2018  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Plataforma do SESI integrada ao eSocial auxilia indústria na gestão da saúde do trabalhador


Aguiar afirmou que a agenda de saúde e segurança do trabalhador é assunto para o presidente da organização (Foto: André Kopsch)
A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) lançou na segunda-feira (17), no Instituto da Indústria, em Joinville, a plataforma SESI Viva +. A ferramenta permite fazer a gestão dos indicadores de saúde e segurança do trabalhador, informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias e fiscais. A plataforma está integrada ao eSocial, sistema que unifica, padroniza e torna 100% digital a comunicação de contribuições previdenciárias, folha de pagamento, acidente de trabalho, aviso prévio e o FGTS, por exemplo. Representantes de 225 empresas participaram do evento.

O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, lembrou que empresas com mais acidentes e afastamentos pagam mais impostos e tributações mensais sobre a folha de pagamento do que aquelas com menos afastamentos e melhores resultados na promoção da saúde do trabalhador. "Com essa plataforma, as empresas poderão avançar fortemente para realizar uma boa gestão da saúde de seus trabalhadores. Esta é uma agenda que precisa estar entre as prioridades da mais alta gestão das organizações. É assunto para o presidente da companhia. Profissionais saudáveis são ativos estratégicos e constituem, sim, diferencial competitivo para os negócios", disse.

O diretor superintendente do SESI Nacional, Rafael Lucchesi, afirmou que o mundo está se transformando de uma forma muito veloz e que a promoção da saúde é uma tendência internacional. "Temos que ter uma dupla jornada, pois não fizemos nosso dever de casa. Precisamos ser capazes de atender as novas necessidades que são decisivas para uma realidade que se transforma. A quarta revolução vai mudar substancialmente tudo o que produzimos e a vida humana. Ela não é neutra", falou, destacando as principais parcerias que o SESI estabeleceu para oferecer esta plataforma.

"O fato de termos o interesse de 225 indústrias de todo o Estado de Santa Catarina, demonstra quão antentas estão as empresas para a entrada em vigência do eSocial e não para por aqui. A ideia é que a gente consiga agregar cada vez mais soluções dentro da própria plataforma e que a gente gere a partir daí um conjunto de informações indispensáveis para a manutenção das agendas de saúde e segurança", reforçou o superintendente do SESI/SC, Fabrizio Machado Pereira, que encerrou o encontro.

A engenheira de Segurança do Trabalho do SESI, Migliane Réus de Mello, explicou a relação da plataforma do SESI com o eSocial. "O SESI Viva + é uma plataforma multicanais que oferece informações ao trabalhador que são relevantes para sua saúde e segurança. A indústria é beneficiada porque através dos dados gerados na plataforma pode fazer gestão e análise de dados de uma forma muito mais estruturada", disse, salientando que na área social a plataforma ainda ganha relevância porque a empresa vai poder analisar os dados antes de enviar ao governo.

O eSocial abrange em todo o país cerca de 4 milhões de empregadores e 44 milhões de trabalhadores, conforme dados do governo federal. Em Santa Catarina, só na indústria são cerca de 50 mil estabelecimentos, dos quais 98% de micro e pequeno portes, e cerca de 700 mil trabalhadores.

O médico do trabalho Eduardo Bahia, que atua na consultoria para programas de saúde ocupacional e qualidade de vida, salientou que gerenciar a saúde e segurança é fundamental para qualquer atividade econômica e, em particular, para a indústria. "As pessoas têm expectativa de terem cada vez mais saúde e poderem trabalhar em processos produtivos seguros. As organizações, do mesmo jeito, querem seus trabalhadores com saúde e que não se acidentem. E tudo isso envolve custo. Se o custo é adequadamente gerenciado, com foco nos resultados, acompanhados e sustentados ao longo do tempo, esse custo para de ser gasto e passa a ser investimento", defendeu.

Saiba mais sobre a plataforma acessando www.sesivivamais.com.br

Veja aqui todas as notícias

Indústria criativa de SC reforça integração para ampliar mercado

SC conquista 5 ouros nas seletivas para mundial de profissões

Exportação de Santa Catarina cresce 50,9% em agosto

FIESC ingressa com mandado para manter desoneração da folha

» Ação busca tornar Jaraguá referência em qualidade de vida

» Opinião: Terceirização com segurança jurídica

» SENAI apresenta oportunidades da indústria 4.0

» São Bento sedia Encontro e Feira de inovação e tecnologia

» Nanotecnologia aplicada à indústria é tema de workshop

» Em Florianópolis, Corrida do Bem reúne 1,5 mil pessoas

» Manual orienta empresários sobre compras governamentais

» Seminário em Joinville aborda oportunidades com a China

» Em formação para executivos, IEL discute inovação

Veja aqui - Todas as notícias

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

e-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun