Newsletter Semanal da FIESC  |  nº 584  |  31.10 até 7.11.2018  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Estudantes do SENAI criam soluções para os desafios da indústria


Participantes testam conhecimentos práticos durante SENAI Challenge (Foto: André Kopsch)
Para incentivar os estudantes a vivenciarem situações reais da indústria é realizado o SENAI Challenge 2018. O desafio, que envolve alunos dos cursos técnicos e de aprendizagem industrial do SENAI/SC, terá suas etapas finais nos dias 9 e 10 de novembro, no Expocentro Edmundo Doubrawa, em Joinville. Ao longo do ano letivo, os participantes desenvolveram projetos relacionados às áreas dos cursos. A proposta é que os estudantes consolidem sua capacitação enquanto desenvolvem atividades práticas da rotina profissional.

Neste ano, o SENAI Challenge contou com as seguintes categorias: kart elétrico, carro compacto, robótica móvel, hockey automatizado, cadeira de rodas automatizada, desenvolvimento de games e desafio de moda. As melhores ideias serão apresentadas durante o evento de novembro.

O SENAI Challenge tem entre os objetivos buscar alternativas para questões desafiadoras da indústria, promover a qualificação e o desenvolvimento de competências profissionais, além de estimular a aplicação de metodologias práticas de ensino. "O aprendizado é intenso. A gente trabalha em equipe, busca soluções para os problemas, como se estivesse na indústria", destaca Rafaela Momm Silvano, atualmente estudante de engenharia do SENAI em Joinville e que participou da equipe vencedora do desafio do kart elétrico em 2017.

Em sua terceira edição, o SENAI Challenge envolveu oito cursos técnicos, 35 unidades e mais de 2 mil estudantes e 150 docentes. O evento, com apoio da Prefeitura Municipal de Joinville, contará ainda com visita e participação das escolas públicas municipais, e envolverá, inclusive, um "torneio de robótica" Lego.

As empresas Bosch, Olsen, BMW, Festo, Schmersall, Google e Audaces são parceiras do SENAI Challenge.

Mundo SENAI
Outro evento que integra a programação do SENAI/SC é o Mundo SENAI, nos dias 8 e 9 de novembro - à exceção de Joinville, onde ocorre nos dias 9 e 10, junto com o SENAI Challenge. Durante o Mundo SENAI, todas as unidades da instituição no estado abrem as portas para a comunidade. O objetivo do Mundo Senai é aproximar estudantes da rede pública e privada, e suas famílias, do universo da educação profissional e das carreiras profissionais da indústria.

Veja aqui todas as notícias

Indústria de transformação gera 20,7 mil vagas até setembro

Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça reúne classe artística

Estudantes do SENAI criam soluções para os desafios da indústria

Oeste reforça apelo por investimentos em infraestrutura

» TCE vai orientar prefeitos sobre Programa Novos Caminhos

» Aliando cidadania à técnica

Veja aqui - Todas as notícias

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

e-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun