Newsletter Semanal da FIESC  |  nº 584  |  31.10 até 7.11.2018  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
» TCE vai orientar prefeitos sobre Programa Novos Caminhos


Reunião foi realizada na sede do Tribunal, em Florianópolis (foto: Cláudio Prisco)
O Tribunal de Contas de Santa Catarina manifestou interesse em apoiar o Programa Novos Caminhos. Criado em 2013, o projeto possibilita aos adolescentes em situação de acolhimento uma formação para se inserir no mercado de trabalho. Santa Catarina possui aproximadamente 430 adolescentes, entre 14 e 18 anos, vivendo nestes serviços de acolhimento.

Ao ingressarem no programa os adolescentes vítimas de abandono ou de violência doméstica são acompanhados individualmente e encaminhados a programas de escolarização, qualificação, profissionalização e atividades complementares.

Os cursos de formação são ofertados pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e, pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Após a conclusão dos programas de capacitação, eles são encaminhados ao mundo do trabalho.

O convite para o TCE/SC aderir à causa foi feito pela Coordenadora Estadual da Infância e da Juventude, desembargadora Rosane Portella Wolff, ao presidente, conselheiro Dado Cherem, em recente visita. Ela estava acompanhada pela representante da diretoria jurídica da Fiesc, Maria Antônia Amboni, e pela assessora de projetos institucionais da Fiesc, Silvia do Valle Pereira.

O diretor de Controle dos Municípios (DMU) do TCE/SC, Moisés Hoegenn, explica que o compromisso assumido pelo órgão de controle externo, e que será conduzido em parceria com o Ministério Público Estadual, é no sentido de prestar um serviço de orientação. "Vamos elaborar uma espécie de guia para que os prefeitos tenham segurança jurídica na hora de destinar recursos do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA) ao Novos Caminhos", diz Hoegenn.

Para o conselheiro Dado Cherem, o programa tem uma função social essencial, que é a de dar oportunidade de educação e formação profissional a estes adolescentes. "Nosso papel, assim como o de todos os entes envolvidos, é o de atuar como orientadores", garante Cherem.

O Programa Novos Caminhos é resultado de parceria entre a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc, Sesi, Senai e IEL) com a Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (CEIJ-TJ/SC), a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina, Fundação ESAG e Associação Catarinense de Medicina (ACM).

Com informações do TCE-SC
Crédito da Foto: Prisco Paraíso (ACOM-TCE/SC)

Veja aqui todas as notícias

Indústria de transformação gera 20,7 mil vagas até setembro

Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça reúne classe artística

Estudantes do SENAI criam soluções para os desafios da indústria

Oeste reforça apelo por investimentos em infraestrutura

» TCE vai orientar prefeitos sobre Programa Novos Caminhos

» Aliando cidadania à técnica

Veja aqui - Todas as notícias

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

e-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun