Newsletter Semanal da FIESC  |  nº 587  |  21.11 até 28.11.2018  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
» SESI Ciências promove ações de conhecimento científico


Ao todo, 12 unidades itinerantes do SESI Ciências percorrem o estado, levando uma série de artefatos científicos, painéis explicativos e
Despertar o interesse das pessoas pelos fenômenos do universo ou pelas área das ciências, de maneira geral, nem sempre é tarefa fácil. Para ajudar nesse processo, a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) criou o SESI Ciências. No sábado (24), as cidades de São José e Jaraguá do Sul recebem uma unidade móvel da iniciativa que proporciona, gratuitamente, o contato com experiências científicas.

Durante a ação desta semana, estudantes e a comunidade em geral serão desafiados a desenvolver experimentos e colocar em prática o que aprenderam em curso oferecido pelo SESI em instituições de ensino do estado. Com o tema "Eletricidade, se liga aí!", o curso de quatro horas promove atividades práticas, experimentais, de montagem e desmontagem de dispositivos elétricos, permitindo a exploração de uma série de conceitos e técnicas científicas.

Fontes e tipos de energia, transformações energéticas, desperdício e bom uso da energia, sustentabilidade, por exemplo, estão entre as questões contempladas. A perspectiva metodológica do SESI Ciência envolve sempre práticas investigativas, permitindo aos participantes testar, criar hipóteses, refletir, estimulando habilidades como a criatividade, inventividade, resolução de problemas, pensamento crítico, essenciais para uma boa inserção profissional e para a atuação cidadã.

"O programa SESI Ciências busca incentivar e envolver crianças, jovens e adultos a se interessarem pela ciência, ao vivenciarem experiências educacionais mão na massa que os permita desenvolver o espírito científico", afirma Maria Tereza Cobra, gerente de educação do SESI.

Desde 2015, mais de 35 mil catarinenses participaram das atividades do SESI Ciências. Só neste ano de 2018 são previstos mais de 16 mil atendimentos de estudantes. São três modalidades de oferta do projeto, com os temas "Luz, Ciência e Vida", "Eletricidade, se liga aí!" e "Que som é esse?".

Como parte da iniciativa, 12 unidades itinerantes do SESI Ciências percorrem o estado, levando uma série de artefatos científicos, painéis explicativos e kits para os estudantes fazerem as demonstrações. No próximo dia 27, a unidade móvel passará por Mafra e, no dia 8 de dezembro, por Joinville.

Para participar das atividades, que aproximam estudantes da faixa etária entre 7 e 17 anos dos conhecimentos científicos, as instituições de podem procurar o SESI mais próximo.

Desafio online
Outra iniciativa na área é o Desafio SESI Ciências On-line, um concurso de vídeos produzidos por estudantes de escolas públicas, como uma extensão do curso "Eletricidade, se liga aí!". Os estudantes disponibilizaram os vídeos na internet e as iniciativas que mais se destacarem até o próximo dia 2 receberão reconhecimento por meio de premiações, como medalhas. Para conhecer os vídeos e participar da votação, basta acessar a página do SESI Ciências no Facebook.

Veja aqui todas as notícias

Encontro na FIESC reúne especialistas em cabotagem e logística

SENAI/SC abre inscrições para 7,5 mil vagas

SENAI é a marca mais lembrada em ensino profissionalizante

Conselho de Logística defende concessão da BR-101 Sul

» Setor energético estará em debate em reunião na FIESC

» Workshop debate oportunidades para micro e pequenas

» FIESC e Fundação Grupo Boticário firmam parceria

» SESI Ciências promove ações de conhecimento científico

» FIESC e Fecomércio formam 265 no Novos Caminhos

» Brusque sedia encontro internacional de negócios de moda

» Saúde financeira e preventiva são temas de workshops

» Mais de 1,3 mil participam da Corrida do Bem de Caçador

» Em Joinville, FIESC participa de encontro de Corais

Veja aqui - Todas as notícias

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

e-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun