Newsletter Semanal da FIESC  |  nº 588  |  28.11 até 5.12.2018  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
» Workshop da FIESC discute financiamento para startups


Bayer destacou que as micro e pequenas empresas foram responsáveis por 15 mil dos 25 mil empregos industriais criados em Santa Catarina em 2018. (Foto: Ivonei Fazzioni)
Oportunidades de financiamento de inovação de startups foram apresentadas em workshop promovido pela Câmara da Micro e Pequena Indústria da FIESC, na quinta-feira (22), no Instituto da Indústria, no bairro Canasvieiras, em Florianópolis. O evento reuniu especialistas, que apresentaram as oportunidades de financiamento e crédito existentes, além de desmistificar a ideia de que inovação não esteja acessível a empresas de pequeno porte.

O presidente da Câmara da Micro e Pequena Empresa da FIESC, Célio Bayer, ressaltou a importância do segmento para o estado. "Santa Catarina tem o quinto maior número de micro e pequenas indústrias, respondendo por 10% do total desses estabelecimentos no Brasil. Em 2018, Santa Catarina criou 25 mil vagas de empregos industriais, sendo 15 mil nas organizações de pequeno porte", disse. Bayer salientou que as diretrizes da nova gestão da FIESC, iniciada em agosto, baseada em 4 Is (inovação, internacionalização, inclusão e infraestrutura) são perfeitamente aplicáveis às indústrias de micro e pequeno porte.

O Workshop Desafios e Oportunidades para Micro e Pequenas Empresas integrou a Semana Global de Empreendedorismo, realizada em 170 países e liderada no Brasil pelo SEBRAE. Mariana Grapéggia, gerente de empreendedorismo e inovação, destacou que o objetivo é "inspirar pessoas a empreender, os empreendedores a alavancar negócios e os jovens ao empreendedorismo".

O consultor Marcos Buson, que atua nas aceleradoras de startups Darwin (na área de software) e a nova subsidiária Hards, fez uma explanação das oportunidades para financiamento e investimento em inovação. Além da captação de investimentos em fundos focados no tema, ele citou a existência de financiamentos em taxas facilitadas, editais de subvenção, programas de renúncia fiscal. "Os recursos podem vir de diferentes meios e cada modelo de negócio tem uma modalidade diferente de investimento", disse, ao destacar a diversidade de oportunidades que existem.

O gerente regional da Caixa em Santa Catarina, Ronaldo Prosdossimi, explicou as linhas de crédito que a instituição possui, chamadas de Pacote de Valor da Caixa, que incluem opções de crédito e serviços, em condições específicas para micro e pequenas empresas.

O pesquisador Renan Bonnard, do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados, apresentou três projetos desenvolvidos pelo instituto para indústrias catarinenses e que são exemplos de que a inovação não demanda investimentos muito elevados. Nos três casos, houve apenas a necessidade do trabalho dos pesquisadores e a inovação foi aplicada a partir de um servidor comum de informática das empresas. As inovações demonstradas foram o sistema que identifica queda de produtividade em uma linha de produção de compressores da Embraco, de Joinville; o sistema de planejamento dinâmico e otimizado das salas de corte de indústrias de confecções, criado em parceria com a Audaces, de Florianópolis, e o sistema otimizado para melhorar o rendimento da extração de suco da maça na Fischer Sucos, de Fraiburgo.

Veja aqui todas as notícias

FIESC unifica gestão do SESI e do SENAI para ampliar eficiência

Perspectiva de alta no gás natural preocupa a indústria

Cenário político eleva confiança do industrial catarinense

SENAI promove Black Week, com promoções para cursos técnicos

» Situação das SCs 135, 477 e 350 é precária, mostra FIESC

» Rádio Catarinense, DC e RIC vencem Prêmio de Jornalismo

» Workshop da FIESC discute financiamento para startups

» Encontro aborda potencial do aeroporto de Florianópolis

» FIESC realiza pesquisa sobre gestão do uso de energia

» Economia de SC gerou 54,8 mil vagas de trabalho em 2018

» Exposição marca os 190 anos da colonização alemã em SC

» ArcelorMittal expõe no Espaço Indústria

» Movimento SC pela Educação debate agenda para 2019

» Encontro em São Bento do Sul debate segurança hídrica

» Indústria deve apostar em transporte marítimo

» Novos Caminhos qualifica adolescentes de Concórdia

» Feira reúne invenções de alunos do SESI

» Conselho de Economia debate futuro da indústria

» SENAI integra programação do FITS 2018

» Coordenadores do SENAI se reúnem em Jaraguá do Sul

» SENAI participa do Prêmio Brasil Sul Moda Inclusiva

Veja aqui - Todas as notícias

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

e-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun