Newsletter Semanal da FIESC  |  nº 590  |  12.12 até 19.12.2018  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Convênio prevê uso de tecnologia do SENAI na agricultura


Instituto de Inovação em Sistemas Embarcados do SENAI/SC participa do desenvolvimento do primeiro satélite da indústria brasileira. (foto: Marcos Campos)
A Embrapa e a Visiona Tecnologia Espacial assinaram um acordo de cooperação técnica para o desenvolvimento de sistemas inteligentes aplicados à agricultura. O acordo, assinado na última sexta-feira (7), prevê o uso de informações fornecidas pelo primeiro satélite produzido pela indústria nacional. O equipamento vem sendo desenvolvido pelo Instituto de Inovação em Sistemas Embarcados, o SENAI/SC, entidade da FIESC, em parceria com a Visiona, joint-venture entre a Telebras e a Embraer. O satélite, com previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2020, permite o avanço no mapeamento e monitoramento de áreas de produção agrícola e pecuária, além de áreas de conservação e ecossistemas ambientais.

"Com o satélite, o país dá mais um passo em direção ao que há de mais moderno em tecnologia. As informações precisas do equipamento, que será desenvolvido com pesquisas catarinenses, vão incrementar a agricultura nacional", destaca o diretor do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados, André Pierre Mattei.

Orçado em R$ 12 milhões, o equipamento terá a dimensão, em centímetros, de 10x20x30 (por isso é tecnicamente chamado de nano satélite). O satélite dará uma volta à Terra a cada hora e meia, numa órbita de 600 quilômetros (pouco mais que a distância em linha reta entre os extremos Leste e Oeste de Santa Catarina), coletando imagens e informações ambientais.

Soluções para a Segurança Pública
Em agosto, o SENAI/SC e a Polícia Militar de Santa Catarina firmaram um acordo de cooperação para o desenvolvimento de soluções tecnológicas para a melhoria da segurança pública. O acordo prevê também o uso do satélite para ações em prol da segurança das cidades.

Veja aqui todas as notícias

Santa Catarina registra alta de 4,8% nas exportações no ano

Convênio prevê uso de tecnologia do SENAI na agricultura

SESI se concentra em escolarização e prevenção de acidentes

FIESC lança Agenda para Infraestrutura nesta quarta (12)

» Conselho de Infraestrutura debate agenda para 2019

» FIESC recebe desembargadores de todo o país

» Começam as negociação do piso regional para 2019

» Indústria automotiva discute tecnologias disruptivas

» Fundo Social avalia projetos para empresas doarem imposto

» FIESC firma parceria com o CRCSC

» Novos Caminhos forma 83 jovens em três cidades de SC

Veja aqui - Todas as notícias

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

e-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun