Newsletter Semanal da FIESC  |  nº 592  |  23.01 até 30.01.2019  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
» Projeto do SESI vira referência para guarda-corpo e rodapé


Trabalho virou livro impresso com recursos do Ministério Público do Trabalho
O livro "Metodologia para Dimensionamento de Sistemas de Guarda-corpo e Rodapé", que é referência nacional no assunto e traz detalhes do método desenvolvido para cálculo e ensaios de guarda-corpo e rodapé, será distribuído gratuitamente para entidades ligadas à proteção da saúde do trabalhador, no ramo da construção civil. A publicação é resultado do trabalho de especialistas do SESI/SC, do Sindicato da Indústria da Construção de Florianópolis (SINDUSCON), e da Fundação Jorge Duprat de Segurança e Medicina do Trabalho (FUNDACENTRO). O livro pode ser baixado clicando aqui.

Serão impressos 1,3 mil exemplares, pagos com verbas oriundas da atuação do Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT-SC). A obra tem o propósito de padronizar essas proteções e acabar com as estruturas improvisadas que geram centenas de acidentes e mortes no Brasil. Só em Santa Catarina de 2012 a 2015, 126 pessoas morreram por queda em altura, de acordo com o Sistema de Informações de Mortalidades da Secretaria Estadual da Saúde.

"No Brasil não há guarda-corpos padronizados, o que leva, consequentemente, ao uso de proteções coletivas improvisadas. O desenvolvimento deste projeto constituiu um desafio tecnológico importante, que trará benefícios para o setor", enfatiza o engenheiro do SESI/SC, Marcio Andrei Tavares.

A partir da metodologia, foram definidos diversos modelos de guarda-corpos e rodapés para testes, previamente calculados e depois fabricados, instalados e acompanhados para que fosse verificada a facilidade de fixação, movimentação e retirada dos equipamentos nas obras. Os guarda-corpos que se mostraram adequados ao uso foram aprovados e estão sendo disponibilizados a toda a sociedade por meio do livro.

Para atingir excelência no resultado, o projeto foi acompanhado de perto e recebeu contribuição de uma ampla rede de parceiros do Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério do Trabalho (MTb), Associação Estadual de Engenharia de Segurança do Trabalho (ACEST) e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST). Também tiveram participação fundamental o Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), responsável pela definição dos requisitos técnicos e ensaios a que foram submetidos os guarda-corpos, e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), responsável pela elaboração dos relatórios de ensaios.

Com informações do Ministério Público do Trabalho.

Veja aqui todas as notícias

Presidente da FIESC participa de encontro com Mauricio Macri

Investe SC e Programa SC+Energia devem ser fortalecidos

FIESC firma parceria com municípios para desenvolvimento

Secretário conhece programa de internacionalização

» SESI oferece atividades `mão na massa' em colônia de férias

» Conheça cinco razões para integrar o sindicato empresarial

» Projeto do SESI vira referência para guarda-corpo e rodapé

» FIESC realiza pesquisa sobre gestão do uso de energia

Veja aqui - Todas as notícias

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

E-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun