Newsletter Semanal da FIESC  |  nº 594  |  6.02.2019 até 13.02.2019  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
FIESC busca parcerias na Europa para educação profissional


Reunião no instituto italiano discutiu elaboração de pós-graduação para estudantes brasileiros
Educação profissional para a nova economia e formação de professores estão no foco das parcerias que a FIESC busca na Europa. Na Universidade de Bologna, o superintendente do SESI e diretor-regional do SENAI, Fabrizio Machado Pereira, e o diretor de operações do SESI e do SENAI, João Roberto Lorenzett, discutiram oportunidades para projetos de educação profissional conjuntos. "O foco será principalmente as tecnologias de informação e comunicação avançadas para a indústria 4.0. Também estamos alinhando a participação de formadores do SENAI SC em workshops presenciais e cursos em formato e-learning", adiantou Pereira.

Em parceria com a Fondazione Istituto Tecnico Superiore Tecnologie Industrie Creative (Fundação do Instituto Técnico Superior e Tecnologia da Indústria Criativa), a FIESC discutiu a criação de um curso de pós-graduação lato sensu para estudantes brasileiros ligados à indústria, na área de TIC, com certificação internacional. "Também estudamos a possibilidade de intercâmbio de professores e estudantes em cursos regulares específicos nas faculdades SENAI e da fundação italiana", relata Lorenzett.

Em Turim, o grupo visitou o Centro Internacional de Formação, construído pela Organização Internacional do Trabalho e o governo italiano, e tratou de acordos para educação profissional para o trabalho, saúde, segurança do trabalhador, empregabilidade, inclusão e apoio ao industrial. "O instituto é referência em matéria de formação de alto nível para o mundo do trabalho. A formação é ministrada em Turim, nos países de origem dos participantes nos cursos ou a distância", detalha o superintendente.

Missão se encerra com visita à POLI. Design

Com o intuito de realizar evento focado na metodologia DDI (Design Driven Innovation, na sigla em inglês), os executivos da FIESC reuniram-se com professores da POLI.Design, escola politécnica de Milão. O método prevê o desenvolvimento de produtos e serviços baseado no significado deles para seus usuários e na experiência que esses produtos proporcionarão. As entidades estudam o desenvolvimento de uma capacitação em gestão de inovação e produtos, abordando questões como big data, empreendedorismo e estratégia, design e gerenciamento de projetos, lean six sigma, gerenciamento de operações. A escola estabelece parcerias com universidades, outras escolas, instituições e empresas de diversos países.

Veja aqui todas as notícias

Ensino médio SESI SENAI está com matrículas abertas

SENAI tem 7,2 mil vagas abertas em cursos

FIESC busca parcerias na Europa para educação profissional

Em reunião na FIESC, governo e indústria intensificam diálogo

» Vendas industriais de SC acumulam alta de 12,2% em 2018

» Opinião: A verdade sobre o contorno

» Acinam lança ação para combater violência contra a mulher

» Secretaria de Infraestrutura destaca ações para 2019

Veja aqui - Todas as notícias

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

e-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun