Newsletter Semanal da FIESC  |  nº 602  |  3.4.2019 até 10.4.2019  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Desafios reais da indústria reforçam cursos do SENAI

Projeto vencedor na categoria individual foi desenvolvimento de looks por estudantes da unidade de Rio do Sul.
Os projetos pedagógicos de confecção de vestidos inspirados no filme Maria Antonieta, colocado em prática na unidade de Rio do Sul, e de desenvolvimento de papel-semente, em Blumenau, foram os vencedores do Torneio de Situações de Aprendizagem do SENAI/SC, entidade da FIESC. A disputa envolveu 328 desafios, de todas as regiões do Estado, compartilhando ações que buscam "materializar" o conhecimento por meio de atividades que aproximem os estudantes das situações reais do mundo do trabalho, para as quais buscarão soluções que executarão no decorrer d o ano letivo.

O torneio foi realizado em três categorias. Na individual, Isaura Badziak, da unidade do SENAI em Rio do Sul, foi a vencedora, com a proposta para que os estudantes de Aprendizagem Industrial em Confecção de Moldes e Roupas produzissem vestidos inspirados no filme dirigido pela cineasta Sophia Coppola. A segunda colocação coube ao docente Muriel Barbosa Felipe, da Aprendizagem Industrial de Assistente Administrativo da unidade de Tubarão, com o projeto de uma ação beneficente. Valine Meyer Silveira, professora da Aprendizagem Industrial em Química - Fabricação e Conservação de Alimentos, de Jaraguá do Sul, foi a terceira colocada, com o projeto de suplemento noturno para o bem-estar.

Isaura explica que o trabalho foi complementar a outra situação de aprendizagem, que é a produção de bolsas para uma empresa. Com o material que sobrou, os estudantes foram instigados a produzir vestidos com base no filme de época. "Não foram cópias do figurino do filme, mas inspirações para confecções para os dias atuais", destaca. "Os estudantes perceberam que a gente pode ir trabalhando em coisas que são difíceis e que aos poucos vão se tornando mais fáceis; eles compreenderam que é possível trabalhar de maneira criativa, mesmo com pouco material", afirmou.

Na categoria coletiva, os vencedores foram os docentes Adriana Boyen, Eneias Maffezzolli, Francisco da Silva e Greice Tavares, do curso técnico em química, do SENAI em Blumenau, com o projeto de papel semente. Segundo a professora Greice, situação-problema apresentada foi a grande quantidade de papel de boa qualidade que é descartada em muitas empresas ou escritórios, sem o reaproveitamento. Como alternativa, os estudantes desenvolveram um método de reciclagem, adicionando sementes. Esses papéis, que podem ter o formato de cartões de brindes ou impressos promocionais, podem ser plantados, permitindo a germinação de plantas diversas. O segundo colocado na categoria foi o projeto "planejamento e controle de processo produtivo de uma indústria plástica", proposto pelos docentes Bruno Beda, Cátia Bardini, Bruno de Mello e Patrícia Bohem, dos cursos de Aprendizagem Industrial em Moldes de Plástico por Injeção e Assistente de Produção, também do SENAI em Joinville. A terceira posição coube ao projeto de Eficiência Energética, dos professores Aroldo de Souza, Héllius Castanheiro, Lindomar Miguel e Lucas Cordeiro, do Curso Técnico em Eletrotécnica, de Mafra.

Na categoria pedagógico, Célia Gonçalves, do SENAI em Joinville, ficou com a primeira colocação, seguida de Maria Olávia Monteiro (da mesma unidade) e a Marister Gonçalves (de Rio do Sul). "Na proposta, o professor atua como mediador e mobilizará as atividades com os alunos de maneira que os conhecimentos sejam evidenciados por meio das habilidades adquiridas durante o processo", afirma Célia.

Veja aqui todas as notícias

Construção de corvetas para a Marinha vai reativar indústria naval

Campanha de imunização contra a gripe segue até sexta

Vendas industriais de SC crescem 3,6% no bimestre

Desafios reais da indústria reforçam cursos do SENAI

» Previdência é prioridade da indústria na agenda legislativa

» Presidente do IMA defende desburocratização

» Metalmecânicas e Fazenda discutem legislação tributária

» Setor empresarial conhece propostas para gestão da Celesc

» Novo SENAI em Gaspar tem foco em têxtil e vestuário

» Concórdia recebe 1ª etapa do circuito "Corridas do Bem"

Veja aqui - Todas as notícias

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

e-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun