Newsletter Semanal da FIESC  |  nº 603  |  10.04 até 17.04.2019  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Oficinas e atividades culturais integram pais e filhos no Dia da Família na Escola


Em Florianópolis, atividades se concentraram no Instituto Estadual de Educação. Foto: Filipe Scotti
Confira a cobertura completa no Flickr da FIESC.

Hanan Yasin, 29 anos, participou pela primeira vez do dia da família na escola, realizado no sábado (6) em todas as escolas do Sistema S e da rede pública municipal e estadual. A data, celebrada sempre em abril, tem o objetivo de sensibilizar os pais, alunos e familiares sobre a importância da formação para uma vida bem-sucedida e da continuidade dos estudos. A iniciativa virou lei em 2016, a partir de uma proposta do Movimento Santa Catarina pela Educação.

Há quatro anos em Santa Catarina, Hanan é mãe de Youseef Areeshah (7) e Yahya Areeshah (3). A família fugiu da guerra na Síria e vem superando vários obstáculos, inclusive o imposto pelo idioma, pois falam pouco português. "Na Síria não existe nada parecido com isso. Estou gostando da experiência e acredito que devemos estar sempre presentes na escola dos nossos filhos", comentou Hanan, que acompanhou as crianças nas atividades realizadas no Instituto Estadual de Educação, em Florianópolis.

Quem também aproveitou o dia da família foi Taís Costa, 29 anos, mãe da Sofia, de 6 anos. "Incentivar a participação dos pais na vida escolar dos filhos é bem importante. É legal ter um momento dentro da escola junto com as crianças, às vezes os pais passam a semana toda em função de serviço e não têm tempo com os filhos", destacou. "No dia a dia, para participar mais da vida escolar da Sofia, eu tento trazê-la para a escola e buscar, porque é um momento que tenho de saber se ela está bem, como foi a aula, se tem deveres para fazer e é um momento que tenho com ela. Os deveres normalmente ela faz com meu marido, em casa", completou.

O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, e o presidente da FAESC, José Zeferino Pedroso, acompanharam as atividades em Florianópolis. "É uma festa de integração entre pais, alunos e a própria instituição onde as crianças estudam. Essa complementariedade que os pais podem dar para educação é muito importante. Isso é um catalisador para integrar ainda mais os pais nas escolas do estado de SC, principalmente do Sistema S", afirmou Aguiar.

"Nós temos esse compromisso com a educação, com a parte social, com a profissionalização. Nada é mais necessário do que o conhecimento e isso você adquire nas escolas", disse Pedroso. "A maioria da comunidade não conhece o que ocorre aqui no Instituto Estadual de Educação. São mais de 200 alunos praticando exercícios. Quem sabe podemos ter um atleta olímpico saído do Instituto", acrescentou, destacando o trabalho esportivo desenvolvido na escola.

Santa Catarina é o único estado que tem uma lei instituindo o dia da família na escola, como lembra o secretário estadual de educação, Natalino Uggioni. "O que nós estamos fazendo é o chamamento dos pais para virem mais vezes à escola. Esta complementação entre família e escola é um fator crítico de sucesso para que tenhamos cidadãos bem formados e encaminhados na sua vida. É bom para os estudantes, para os pais e toda a sociedade", disse.

O superintendente do SESI e diretor regional do SENAI, Fabrizio Pereira, salientou que a participação efetiva dos pais na vida dos seus filhos impacta diretamente no desempenho escolar. "É gratificante perceber que essa onda cresceu no estado e se tornou um dia especial. O mais importante é realmente a atitude de pais, alunos e professores estarem interagindo de forma mais permanente, acho que esse é o caminho para o desenvolvimento da nossa educação não só no estado, mas no país.

"A escola é a base de tudo. A gente, na medida do possível, apoia essas atividades extracurriculares para que realmente se tornem um engajamento entre famílias, setor produtivo, de comércio, para entender um pouco mais como funciona o trabalho dentro da escola, trazer para dentro da escola a realidade lá de fora também", comentou o conselheiro fiscal da Fetrancesc, Ruy Gobbi.

Confira como foi o Dia da Família na Escola em todas as regiões do Estado:

Alto Uruguai - Palestras, demonstração dos alunos de robótica, confecção de cupcakes, jogos, atividades de massoterapia e muita integração entre alunos, professores e pais nas escolas de Concórdia e região.

Alto Vale do Itajaí - As famílias foram recebidas no SESI Rio do Sul, durante a manhã. Pais e filhos brincaram juntos em oficinas de movimento humano, contação de histórias, brincadeiras antigas, ciranda de roda, esportes e teatro. Cerca de 350 pessoas participaram do evento. O público também aprendeu sobre permacultura durante a palestra do horticultor Gilberto Raulino.

Centro-Norte - Cerca de 1.500 pessoas foram impactadas pelas ações em diversos municípios. Foram realizadas palestras sobre a importância do envolvimento da família na rotina escolar dos filhos, relacionamento interpessoal e apresentações culturais. As famílias foram envolvidas em atividades de contação de histórias, pintura em tela, confecções de sacolas, roda de conversa com o escritor Claudio Reichardt - autor do livro Fraiburgo em poemas, contos e crônicas, montagem da Árvore da Família com fotos das famílias dos alunos, entre outras ações.

Centro-Oeste - Atividades ocorreram em onze escolas na região Centro Oeste nas cidades de Luzerna, Joaçaba, Campos Novos, Lacerdópolis e Ouro. Demonstrações, oficinas e atividades culturais envolveram centenas de alunos e pais neste Dia da Família na Escola. Oficinas de cupcake, circuito de kart, demonstração com drone, atividades do Espaço Maker e demonstrações de carreiras envolveram pais e alunos.

Extremo Oeste - Pais e familiares de alunos do SESI e do SENAI de São Miguel do Oeste participaram da palestra Como a família pode auxiliar os filhos para uma vida adulta, ministrada pela assistente social Greice Farias. Eles trocaram ideias e debateram vários temas relacionados à educação da nova geração e seus desafios.

Foz do Rio Itajaí - Em Itajaí cerca de mil pessoas passaram pelo SENAI, onde foram realizadas diversas atividades, como customização de roupas, aula de mecânica para mulheres, quizz educacional para os pais, apresentação de trabalhos desenvolvidos pelos alunos, visita às oficinas de usinagem e elétrica, onde os pais puderam colocar a mão na massa, e orientações sobre saúde bucal, nutrição e vacinação. Outro destaque na regional da Foz do Rio Itajaí, foram as atividades inclusivas, como um mini-curso de Libras.

Litoral Sul - Em Tubarão e Braço do Norte, cerca de 700 pessoas participaram das atividades desenvolvidas pelo Sesi e Senai. Em Braço do Norte, a ação foi realizada em parceria com a Escola Conego Nicolau Gesing, no Bairro Rio Bonito, enquanto em Tubarão o Dia da Família na Escola teve todas as suas atividades concentradas na unidade do Senai, reunindo também alunos, pais, professores do Senai de Capivari de Baixo, além da comunidade em geral.

Norte-Nordeste - Palestras, oficinas de artesanato, literatura, apresentações culturais. Com essa gama de atividades, pais, alunos e professores foram recebidos no Dia da Família na Escola em Joinville. As escolas do Sistema S prepararam ações que envolviam a aproximação entre pais e alunos. No SESI Escola, o escritor brasileiro Monteiro Lobato foi homenageado pelo grupo de música e contação de histórias. Já na unidade do SENAI Norte, o foco foram as oficinas profissionais e uma palestra sobre mídias sociais para os pais.

Oeste - Oficinas, dinâmicas com pais e filhos, palestra e mateada integraram a programação do Dia da Família na Escola. As atividades foram realizadas em Xanxerê, Xaxim e São Lourenço do Oeste. Nesta sexta (12), o evento ocorre no SENAI de Abelardo Luz, às 19h, com a atividade Família na Escola Conversa Legal. No sábado (13) as atividades serão realizadas em Chapecó, Pinhalzinho e Maravilha. A programação contempla gincana da família, orientação profissional, troca de livros, oficinas temáticas nas salas maker, atividades e desafios pais e filhos, saúde e bem-estar, visitação às unidades, entre outros.

Planalto Norte - Em São Bento do Sul, no Planalto Norte, as atividades envolveram conhecimento, diversão e integração. No SENAI, mais de 200 pais e alunos dos cursos de aprendizagem industrial participaram de uma gincana. Os circuitos exigiam agilidade e espírito de equipe. No SESI, dezenas de pais e crianças foram envolvidas especialmente com as oficinas maker na nova estrutura do ensino infantil e fundamental. Minirrobôs, atividades manuais, dança, dobraduras e pinturas ocorreram durante toda a tarde.

Serra Catarinense - Em Lages, cerca de 500 pessoas entre pais, alunos e professores, participaram do Dia da Família na Escola nas unidades do SESI e SENAI. O público participou ainda de mostras de áreas específicas de automação, robótica, mecânica e experimentos químicos realizados em laboratório pelos próprios alunos. No SESI, pais e filhos se divertiram com brincadeira lúdicas, território da leitura, oficina maker, produção de roupas para bonecas e ainda o Espaço da Nutri, com dicas sobre lanches, degustação de sucos e compartilhamento de receitas.

Sudeste - Em São José a manhã de sábado foi de muito aprendizado "mão na massa". Uma das oficinas mais movimentadas foi a de robótica, onde os participantes aprenderam princípios e lógica de programação e guiaram robôs. Em outra oficina - de matemática - os participantes tinham de "ler" um QR Code para revelar as sentenças que precisavam resolver. Na oficina de comunicação e mídias, adultos e crianças se divertiram usando câmeras fotográficas e programas de edição de imagem. Em outra sala, na oficina de costura, os participantes criaram necessaires de pano. Na próxima semana haverá programação nas unidades do SENAI em Tijucas e São João Batista.

Sul - Na região Sul, as atividades foram concentradas nas cidades de Içara, Criciúma e Orleans. Durante a manhã deste sábado, o SENAI Criciúma promoveu a ação em parceria com a EEB Ignacio Stakowski, em Içara, com palestra sobre profissões, bazar com troca e doações de roupas, oficina de cupcake, jogos e vacinação. Já no SESI o evento foi realizado na sede da instituição, em Criciúma, para alunos e familiares do ensino infantil, fundamental e médio, com jogos cooperativos, oficinas maker e cinema. O ensino infantil de Orleans celebrou a data com gincanas entre os pais, oficina de jogos, oficina de culinária saudável e contação de histórias. Para o programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) o evento ocorre na terça-feira, dia 9.

Vale do Itajaí - As cidades de Blumenau, Indaial, Timbó, e Pomerode receberam cerca de duas mil pessoas em todos os locais que estavam recebendo oficinais de aprendizado do Sistema S. Além de crianças e adolescentes, os pais também participaram das atividades.

Vale do Itajaí Mirim - Em Brusque, o Dia da Família na Escola começou na sexta (5) no SENAI Brusque, com a presença dos familiares dos alunos que foram conhecer melhor a escola e as atividades que os filhos vem desenvolvendo e as que ainda serão realizadas durante o ano. Os pais participaram de palestras e conheceram melhor os laboratórios dos cursos. Já no sábado (6), as atividades foram realizadas no SESI Escola, com a participação de pais e filhos. Um dos destaques foi a participação das famílias dos estudantes autistas, que desenvolveram atividades com estímulos sensoriais para simular algumas das dificuldades enfrentadas por autistas.

Vale do Itapocu - Além de palestras, oficinas e apresentações de trabalhos desenvolvidos em sala de aula e demonstrações de projetos, a atividade também contou com show de talentos de música e dança em Jaraguá do Sul. Para muitos pais, a oportunidade foi valiosa no sentido de possibilitar mais informações sobre a proposta de ensino que as instituições colocam à disposição da sociedade.

Veja aqui todas as notícias

Em Chapecó, FIESC lança análise sobre rodovias da região

SESI e SENAI expõem produtos inovadores no Congresso Nacional

Russos encerram treinamento em SC para mundial de profissões

Reforma da Previdência: o Brasil não pode esperar!

» Em Chapecó, FIESC debate internacionalização

» Exportação de SC fecha o 1º trimestre com queda de 2,1%

» Região Norte-Nordeste é a terceira economia de SC

» Comdefesa debate oportunidades em tecnologia de uso dual

» Corrida do Bem FarmaSesi reúne cerca de 600 participantes

Veja aqui - Todas as notícias

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

e-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun