Newsletter da FIESC  |  nº 615  |  4.09 a 17.09  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
SESI e SENAI promovem, em Florianópolis, etapa de olimpíada espacial que tem apoio da Nasa


Programa é realizado em diversas regiões do planeta. Foto: Divulgação Globe
Será aberta nesta quarta-feira (4), no SENAI Florianópolis (rodovia SC 401, 3.730) o ciclo catarinense da Olimpíada de Desenvolvimento Espacial e Aplicações (ODE), promovida em parceria entre as agências espaciais brasileira (AEB) e americana (NASA). Até o final de novembro, equipes do SESI e SENAI - 9º ano do ensino fundamental de Brusque e Criciúma e 1º ano do ensino médio de Florianópolis -, além de um time do 9º ano da Escola Municipal Beatriz de Souza Brito, do bairro Pantanal, realizarão as tarefas de produção de imagens aéreas e sensoriamento remoto para coleta de dados referente a condições atmosféricas. Para a realização das tarefas, cada equipe usará um drone, que será doado pela organização do evento às escolas.

A olimpíada integra o programa Global Learning to Benefit the Environment (GLOBE), que é uma cooperação internacional entre a AEB e a NASA, voltada a dados espaciais relacionados à gestão ambiental. O objetivo central do programa é desenvolver metodologias científicas para a solução de problemas da sociedade utilizando conhecimentos das áreas de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática.

As equipes que disputarão a Olimpíada serão compostas por dois alunos e duas alunas cada, com a orientação de um professor. Com a ajuda dos drones, as equipes produzirão fotos aéreas, que serão submetidas a uma plataforma educacional desenvolvida pelo SENAI e comparadas com outras fotos registradas por agências profissionais. Focada na área de sensoriamento remoto, a Olimpíada visa à divulgação de temas espaciais e a capacitação por meio de experimentos simples. No primeiro dia de atividades, os competidores serão capacitados a operar os drones e receberão instruções detalhadas sobre a disputa.

Dentro da programação do dia 4 de setembro, será realizada capacitação de uma centena de professores de ciências e matemática da EJA e Ensino Médio do SESI e SENAI e do ensino fundamental da rede pública. Ao final, os docentes estarão qualificados a orientar seus alunos para realizar medições ambientais, coletar e reportar subsídios ao banco de dados Globe. Um dos objetivos centrais da capacitação dos profissionais é estimular docentes a desenvolver atividades com alunos estimular o desejo nos jovens por profissões nas áreas de ciências e matemática. O workshop será ministrado pelas docentes americanas Russanne Low, do Institute for Global Environmental Strategies, e Renée Codsi, que é cientista e ativista da Justiça Climática.

Os participantes captarão informações científicas seguindo os protocolos relacionados à atmosfera e insetos. O primeiro caso compreende atividades de coleta e análise de dados referente ao clima da Terra, interpelações entre os oceanos, a atmosfera, os processos geológicos com dados da atmosfera, precipitação líquida, temperatura do ar e umidade relativa. O segundo contempla a identificação de focos de mosquitos e de dados ambientais com o intuito de identificar gênero, fase larval e a relação com doenças e o ambiente. Os participantes receberão informações sobre gênero do mosquito Aedes Aegypti, doenças transmissíveis, fatores que interferem no ciclo de vida e reprodução dos mosquitos, epidemias, mudanças climáticas, armadilha e técnicas para a coleta de larvas, funções do aplicativo Globe Observer e importância do registro do volume de chuvas, fator primordial para entender o clima da região.

Veja aqui todas as notícias

SESI e SENAI promovem, em Florianópolis, etapa de olimpíada espacial que tem apoio da Nasa

Dupla do SENAI/SC conquista bronze no mundial de profissões

Vida nas cidades é tema da nova temporada do torneio de robótica FLL

PIB cresce 0,4% no 2º trimestre

» Internacionalização de empresas reduz riscos em tempos de crise

» Em Brusque, 800 atletas participam da Corridas do Bem farmaSesi

» Radar econômico: acesse e confira o desempenho de SC

» Seminário divulga Certificação e Troféu de Responsabilidade Social

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

E-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun