Newsletter Semanal do Sistema FIESC  |  nº 194  |  01.12 até 08.12.2010  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
SENAI discute ações com empresas em Blumenau


Encontro SENAI-Empresa, em Blumenau. (Foto: Ivonei Fazzioni)
Há 10 anos o ritual se repete: um grupo de 30 a 40 empresas de Blumenau se reúne com o SENAI num café da manhã para discutir as ações da instituição para o ano seguinte. E o primeiro item da pauta é um relato das ações implementadas a partir do encontro anterior. Em 2010, por exemplo, o SENAI inaugurou uma escola especializada em construção civil, lançou cursos gerenciais e na área da solda, atividades cuja demanda foi percebida nos anos anteriores. A 10ª edição do evento, realizado no dia 23 de novembro, também foi o ato comemorativo aos 55 anos de instalação da unidade.

"Esse encontro com as empresas é uma forma de ampliar a interação com a comunidade empresarial", afirmou o diretor regional Sérgio Arruda. "O SENAI tem uma ligação muito forte com o setor industrial e tem a missão de contribuir para o desenvolvimento da indústria, por meio da educação profissional e dos serviços de consultoria e metrologia", salientou. Arruda lembrou que o SENAI busca sempre oferecer cursos que tenham efetiva demanda, medida que contribui, segundo ele, para que os egressos da instituição alcancem índices de empregabilidade superiores a 90%.

Exemplo da forte ligação do SENAI com as empresas está na história da própria unidade de Blumenau. Em sua origem, não havia sede própria e os cursos eram ministrados dentro de três indústrias - Altona, Hering e Empresas Garcia, que mais tarde se tornaria a Artex, depois adquirida pela Coteminas. "Nem mesmo o fato de duas delas serem concorrentes, do setor têxtil, impediu que abrissem suas portas para os alunos dos cursos do SENAI", salientou o presidente do Sistema FIESC, Alcantaro Corrêa.

Depois do encontro, o SENAI estuda a viabilidade e adota as sugestões possíveis. "Implementamos mais de duas dezenas de ações por ano a partir desse levantamento", explicou o diretor do SENAI em Blumenau, Jacir Luiz Lenzi. Ele salientou que a maior parte das ações diz respeito ao aumento do número de matrículas e de novos cursos. Algumas vezes, a solução vem da parceria com as empresas. Foi o que ocorreu com a construção civil, cujo sindicato das indústrias se tornou parceiro na implantação de uma escola especializada.

Veja aqui todas as notícias

SESI realiza Jogos Sul-Brasileiros nesse final de semana

SENAI inaugura ampliação em unidade de Capinzal

Seminário na FIESC mostra oportunidades para SC no exterior

Empresas de SC são reconhecidas em prêmio de estágio

SC busca nos Emirados referência em energia alternativa

Alunos do SENAI vencem concursos de Química e de Literatura

IEL/SC lança novo sistema de agenciamento de estágio

Conhecimento tecnológico fortalece parceria entre Espanha e SC

SESI lança site para promover saúde e qualidade de vida

SENAI discute ações com empresas em Blumenau

SESI/SC divulga cursos de educação continuada em Brusque e Itajaí

Veja aqui - Todas as notícias

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

E-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun