Newsletter Semanal do Sistema FIESC  |  nº 194  |  01.12 até 08.12.2010  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Alunos do SENAI vencem concursos de Química e de Literatura


Anderson foi um dos seis brasileiros selecionados em concurso internacional (Foto: SENAI Jaraguá do Sul)

O conhecimento adquirido no Ensino Médio Articulado com Educação Profissional ajudou os alunos do SENAI a conquistarem as primeiras colocações em competições de química e de literatura. O resultado está alinhado com a proposta da instituição de fortalecer tanto a teoria quanto a prática e promover a qualidade da educação.

O aluno Anderson Michel Hornburg, da unidade do SENAI em Jaraguá do Sul, irá representar o Brasil no concurso histórico-literário Caminhos do MERCOSUL, organizado pelo Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia da Argentina. O aluno de 16 anos foi um dos seis alunos brasileiros escolhidos e por isso ganhará como prêmio uma viagem acadêmica e cultural à República Argentina.

O texto literário intitulado "Pela Nação" trata da ajuda dos povos nativos na independência da Argentina. Foi a segunda vez que um aluno do Ensino Médio Articulado com a Educação Profissional do SENAI em Jaraguá do Sul foi um dos vencedores do concurso Caminhos do Mercosul.

Anderson, que também está concluindo o curso técnico em mecatrônica, ressalta que a comunicação escrita é importante para todos os profissionais, independente da área. "Acho importante a pessoa saber se expressar, pois mesmo em áreas de tecnologia, o profissional precisa escrever um relatório ou apresentar projeto", explica o estudante, que está aguardando o resultado da faculdade de direito. "Mesmo querendo fazer bacharelado, sei que a formação técnica pode me ajudar a conseguir um emprego", afirma.

Química

Os alunos do SENAI também foram destaque na Olimpíada Catarinense de Química. Dos três alunos que receberam medalha de ouro na modalidade "Primeiras séries", dois cursam o ensino médio da instituição: Ana Paula Wruck, de Blumenau, e Gabriel Henrique Kuupfer, de Joinville. Outros dois alunos da unidade do SENAI em Joinville conquistaram a medalha de Bronze na mesma modalidade: Willian Schmnitz e Guilherme Fischer.

O SENAI também teve três medalhistas na modalidade "segundas séries": Fábio Menslin Júnior (de Joinville), com a prata, e Bruno de Sessa Vitor (Chapecó) e Rafael Bini Leite (Joinville), com o bronze. O concurso tem o objetivo de estimular os jovens a buscarem conhecimentos relacionados à química e despertar novos talentos na área. Todos eles estão classificados para a etapa nacional da Olimpíada de Química.

Depois do resultado na Olimpíada de Química, a estudante Ana Paula Wruck, do SENAI em Blumenau, está mais confiante em prestar vestibular para medicina. "Quando soube  que passei para segunda fase, tive ainda mais vontade de me aprofundar meus conhecimentos", relata a jovem.

O SENAI está com inscrições abertas para o ensino médio articulado com educação profissional, ofertados em Blumenau, Brusque, Chapecó, Concórdia, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Rio do Sul, São José, São Miguel do Oeste, Tijucas, Tubarão e Videira. Mais informações e inscrições pelo telefone 0800 48 1212 ou pelo site WWW.conhecimentoamais.com.br

Veja aqui todas as notícias

SESI realiza Jogos Sul-Brasileiros nesse final de semana

SENAI inaugura ampliação em unidade de Capinzal

Seminário na FIESC mostra oportunidades para SC no exterior

Empresas de SC são reconhecidas em prêmio de estágio

SC busca nos Emirados referência em energia alternativa

Alunos do SENAI vencem concursos de Química e de Literatura

IEL/SC lança novo sistema de agenciamento de estágio

Conhecimento tecnológico fortalece parceria entre Espanha e SC

SESI lança site para promover saúde e qualidade de vida

SENAI discute ações com empresas em Blumenau

SESI/SC divulga cursos de educação continuada em Brusque e Itajaí

Veja aqui - Todas as notícias

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

E-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun