Newsletter Semanal do Sistema FIESC  |  nº 194  |  01.12 até 08.12.2010  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
SC busca nos Emirados referência em energia alternativa


Delegação na sala de mídia da cidade sustentável de Abu Dhabi (foto: Dâmi Radin)

Os empresários que integraram a missão da FIESC aos Emirados Árabes trouxeram para Santa Catarina exemplos de tecnologias verdes que poderão ser incorporadas nas construções do estado. No dia 25 de novembro, o grupo conheceu a obra do Masdar City, projeto de um bairro ecologicamente correto, que está sendo construído no Emirado de Abu Dhabi, a Capital dos Emirados Árabes Unidos. A visita marcou o encerramento da missão.

A comitiva conheceu o parque de geração de energia solar, composto por 87 mil placas fotovoltaicas que geram 10 megawatts. Para 2012, está previsto para entrar em operação mais um parque que deve gerar cerca de 100 megawatts. As instalações atuais do empreendimento utilizam só 5% da energia produzida. O restante é vendido a Abu Dhabi.

O complexo tem uma parte residencial onde moram cerca de 170 estudantes e pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachussetes (MIT), além de laboratórios, bibliotecas e salas comerciais.

Segundo o chefe de relações corporativas, marketing e comunicação do projeto, Khaled Al Dhaheri, que recebeu a delegação, a água do esgoto é enviada para uma estação de tratamento e depois usada para a irrigação dos numerosos jardins da capital, que alcança temperaturas de até 50 graus no verão e tem sol praticamente o ano todo.

Em 2017, está previsto o início da segunda fase do projeto, que, quando concluído, vai abrigar 40 mil pessoas.

"Conhecer a cidade sustentável foi uma experiência ímpar. As pesquisas que estão em andamento aqui nos dão a ideia do que teremos no futuro", disse a diretora da FIESC e líder da missão, Bárbara Paludo. Ela lembra que a construção civil no Brasil já está bastante adiantada em relação à eficiência energética dos edifícios, inclusive com normas já estabelecidas.

O diretor da Rambo Construção, Mário Luiz Rambo, que integrou a missão, afirmou que uma obra sustentável é aquela que gera o menor ônus para a sociedade quando o empreendimento estiver pronto para usar. Segundo ele, os edifícios verdes geram redução da taxa de condomínio e do custo com a manutenção do empreendimento durante sua vida útil, que é de 50 anos.

Rambo, que também participou da Big 5, a maior feira da construção civil do Oriente Médio, afirmou que o evento permitiu o contato com o mercado mundial e deu condições para acompanhar as propostas de sustentabilidade de outros países. "Essa experiência vai nos ajudar a melhorar nossa performance e nossos resultados", disse.

O Brasil foi um dos destaques do evento, com a exposição de produtos diferenciados. As 15 expositoras apostaram na estratégia de diferenciação de produto para competir com concorrentes da China, Itália e Turquia. A catarinense Itagres, que participa há seis anos da feira, levou uma linha de produtos especial, similar às pedras de mármore, muito usadas nas construções do mercado árabe.

O gerente de exportação da empresa, Silvio Fernandes, disse que a Itagres está presente em todos os países árabes, mas os maiores compradores estão na Arábia Saudita. Para ele, as feiras são uma forma de melhorar a imagem da marca da empresa, além de ser um espaço para buscar novos clientes.

Veja aqui todas as notícias

SESI realiza Jogos Sul-Brasileiros nesse final de semana

SENAI inaugura ampliação em unidade de Capinzal

Seminário na FIESC mostra oportunidades para SC no exterior

Empresas de SC são reconhecidas em prêmio de estágio

SC busca nos Emirados referência em energia alternativa

Alunos do SENAI vencem concursos de Química e de Literatura

IEL/SC lança novo sistema de agenciamento de estágio

Conhecimento tecnológico fortalece parceria entre Espanha e SC

SESI lança site para promover saúde e qualidade de vida

SENAI discute ações com empresas em Blumenau

SESI/SC divulga cursos de educação continuada em Brusque e Itajaí

Veja aqui - Todas as notícias

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

e-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun