Newsletter Semanal do Sistema FIESC  |  nº 194  |  01.12 até 08.12.2010  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Conhecimento tecnológico fortalece parceria entre Espanha e SC


Encontro de Négocios Internacionais reúne empresários catarinenses e espanhóis (Foto: Maiara Raupp)

A tecnologia em máquinas e equipamentos que a indústria espanhola dispõe é a principal oportunidade de negócios entre catarinenses e espanhóis, destacou o conselheiro da Federação das Indústrias (FIESC), Tito Schmidt, durante o encontro de negócios internacionais Santa Catarina-Espanha, promovido no dia 26 de novembro, na FIESC, em Florianópolis.

"Santa Catarina é um estado pequeno, mas com uma economia muito dinâmica. No entanto, ainda faltam máquinas e equipamentos para atender a demanda do setor da construção civil e naval. E isso vemos de sobra na Galícia", afirmou Schmidt.

Tornar as empresas de ambos os países mais competitivas e internacionalizadas também foi o foco do encontro. "As empresas devem se inserir em vários mercados para não sofrerem tanto com a crise e se tornarem mais competitivas", ressaltou a secretária geral da Câmara de Comércio de Pontevedra, localizada na Galícia, Charo Lorenzo.

A troca de experiências em setores como alimentação, turismo, pesca, engenharias em geral e meio ambiente também foram destacados pelos empresários espanhóis. "Na Espanha temos uma preocupação muito grande com o meio ambiente. Estamos inovando na cadeia produtiva para que haja menos produção de resíduos e para que estes resíduos sejam reaproveitados pela indústria. Podemos então trocar informações nesse sentido, trazendo benefícios para o meio ambiente dos dois países", finalizou Charo.

Durante o encontro foram apresentadas ainda programas de incentivo fiscal do Brasil para as empresas internacionais, destacando os estímulos dados por Santa Catarina para os investidores. "Além de alíquotas baixas de importação, Santa Catarina tem benefícios especiais para implantação de terminais portuários, geradores e distribuidores de energia elétrica, além de isenção sobre materiais de construção para instalação de empreendimentos por meio do Pró-emprego", enfatizou o consultor empresarial, Jefté Fernando Lisowski.

Ele acrescentou ainda que se analisarem a redução tributária em nível nacional, estadual e municipal, a empresa tem um ganho significativo para instalação do empreendimento tanto no Brasil quanto em Santa Catarina.

Além dos painéis sobre as oportunidades de negócios em Santa Catarina e na Galícia, os empresários participaram de encontros individuais de negócios.

O evento, promovido pela FIESC em conjunto com a Câmara de Comércio de Pontevedra, teve a participação de um grupo de 22 empresários espanhóis, além de industriais catarinenses.   

Veja aqui todas as notícias

SESI realiza Jogos Sul-Brasileiros nesse final de semana

SENAI inaugura ampliação em unidade de Capinzal

Seminário na FIESC mostra oportunidades para SC no exterior

Empresas de SC são reconhecidas em prêmio de estágio

SC busca nos Emirados referência em energia alternativa

Alunos do SENAI vencem concursos de Química e de Literatura

IEL/SC lança novo sistema de agenciamento de estágio

Conhecimento tecnológico fortalece parceria entre Espanha e SC

SESI lança site para promover saúde e qualidade de vida

SENAI discute ações com empresas em Blumenau

SESI/SC divulga cursos de educação continuada em Brusque e Itajaí

Veja aqui - Todas as notícias

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

e-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun