Newsletter Semanal do Sistema FIESC  |  nº 198  |  12.01 até 19.01.2011  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Setor de alimentos tem expectativa de novos mercados


Exportação do segmento registrou alta em 2010 (foto: divulgação FIESC)
O setor de alimentos de Santa Catarina começa 2011 com expectativa de liberação de novos mercados para a carne suína. O diretor-executivo do Sindicato da Indústria da Carne e Derivados de Santa Catarina (Sindicarne), Ricardo Gouvêa, afirma que em fevereiro está prevista a visita de uma missão da Europa que vai verificar o sistema de produção do estado. Com isso, há probabilidade da União Européia liberar os embarques catarinenses do produto. A vinda da comitiva é o resultado de negociações feitas ao longo de 2010.

Gouvêa destaca que também há expectativas positivas em relação à China, Japão e Coréia, países com grande consumo de carne suína.

Dados divulgados pela FIESC mostram que de janeiro a novembro de 2010, o estado exportou US$ 292,1 milhões em carne suína, crescimento de 1,7% em comparação com 2009. Nesse mesmo período, os embarques de carne de frango, principal produto da pauta de exportação do estado, somou US$ 1,57 bilhão, alta de 20,6%.

Segundo Gouvêa, o ano passado foi de recuperação do volume de vendas e do preço do frango. O mercado asiático aumentou as compras do produto e o setor também foi beneficiado pelo aumento do preço no mercado internacional. A alta no preço da carne bovina também fez com que crescesse a procura pelas carnes de frango e suína.

"2010 foi um ano de recuperação, mas esbarramos nos câmbio, que está prejudicando demais as exportações, disse o diretor-executivo do Sindicarne. Para ele, todo o esforço feito para conquistar novos mercados e melhorar os preços está se perdendo em função da situação atual do dólar.

Números: Santa Catarina possui uma indústria alimentar bastante forte, sendo o maior produtor de suínos do Brasil e o segundo de frangos. O setor tem hoje 2.846 indústrias no estado e emprega 94,8 mil trabalhadores. A atividade responde por 39,4% das exportações catarinenses e por 19,2% do valor da transformação industrial.

Veja aqui todas as notícias

Vendas da indústria de SC acumulam alta de 3% até outubro

Setor de alimentos tem expectativa de novos mercados

Têxteis de SC querem aumentar negócios com a América do Sul

Abertas inscrições para missão à feira de TI na Alemanha

FIESC lança programação de cursos na área de comércio exterior

SENAI Criciúma conquista prêmio de excelência em gestão

Moveleiras de SC apostam no mercado interno em 2011

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

E-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun