Newsletter Semanal do Sistema FIESC  |  nº 203  |  16.02 até 23.02.2011  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
SENAI adota identificação por rádio em cursos de logística


Tecnologia foi apresentada na última edição da feira Itajaí Trade Summit (Foto: Divulgação/ GTT)
A moderna tecnologia de Identificação por Rádio Frequência (RFID, em Inglês), que vem agilizando os processos de circulação de materiais nas empresas, fará parte do conteúdo aprendido nas aulas dos cursos de logística da unidade do SENAI em Itajaí (SC). A adoção do sistema vai contribuir para que os futuros profissionais ingressem no mercado de trabalho com as competências necessárias para utilizar ou implantar o RFID nas empresas.

A tecnologia de RFID já é utilizada na área de logística para automatizar o controle de portos secos, sendo utilizada em Itajaí por uma das mais importantes empresas aduaneiras da região Sul, para gerenciamento de seu pátio, agilizando a distribuição dos contêineres e reduzindo custos nas atividades.

"Hoje, a maioria das empresas precisa disponibilizar um conferente para verificar se o que está informado nas remessas de mercadorias está correto. Com o RFID, a leitura é feita em uma trave, agilizando o processo, sem a necessidade de conferir caixa por caixa", explica o professor do SENAI Francisco Moreno da Silva, um dos responsáveis pelo projeto. Ele complementa que, se o cliente quiser, também pode integrar o RFID com o sistema de gestão do estoque. (saiba mais sobre o funcionamento da tecnologia no box abaixo)

O professor afirma que o sistema de RFID tem sido cada vez mais utilizado pelas empresas. "Por isso, agora elas precisam de pessoas com conhecimento para operar a tecnologia e saber como ela pode ser aplicada. Isso implica em conhecer o software e a forma com que a informação é disponibilizada, para evitar registros errados", explica Francisco da Silva.

Já a partir do primeiro semestre de 2011 os alunos do SENAI em Itajaí vão ter aulas sobre a tecnologia. O sistema fará parte das disciplinas de Armazenagem, Gestão de Estoque e Suprimentos, Transporte e Distribuição e será utilizada no novo armazém de logística da unidade.

O uso da nova tecnologia é fruto de uma parceria com a empresa catarinense Gtt, que cedeu os equipamentos e capacitou colaboradores e alunos do SENAI para o uso do sistema. O projeto Aplicação Didática da Identificação por Radiofrequência-(RFID, desenvolvido ao longo de 2010, faz parte do Programa Senai de Gestão em Logística.

Como funciona o RFID

- Cada produto/caixa/ pallet recebe uma etiqueta inteligente, chamada de tag, que possui um microchip de RFID

- Cada etiqueta possui as informações sobre o produto, como descrição, quantidade, entrada, destino ou outras que a empresa precisar

- Essas tags enviam informações para estruturas de hardware (como portais com leitores), que fazem a leitura e enviam para um sistema de monitoramento. Com isso é possível controlar estoques em tempo real, prazos de validade ou a rastreabilidade dos produtos, entre outras funções.

Veja aqui todas as notícias

FIESC busca ampliar negócios no leste europeu

SENAI aumenta matrículas em aprendizagem em 2010

Exportações e importações de SC iniciam ano em alta

SESI/SC inicia aulas com dicas de alimentação equilibrada

Vendas da indústria fecham 2010 com alta de 3,4%

SENAI adota identificação por rádio em cursos de logística

Trabalhadores fazem ginástica laboral por meio do SESI/SC

Senai e prefeitura vão qualificar 300 costureiras em Lages

SESI abre inscrições para fase local dos jogos

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

E-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun