Durante as aulas serão preparadas receitas econômicas e nutritivas (Foto: Divulgação SESI/SC)
Uma alimentação nutritiva e equilibrada influencia positivamente em diversos aspectos da vida. Por isso, o Programa Cozinha Brasil, do SESI/SC, ensina como aproveitar melhor os alimentos e também dá informações para os trabalhadores da indústria sobre como manter uma alimentação saudável. As aulas, que começaram na semana passada, em Campo Alegre, são realizadas por meio da unidade móvel, um caminhão projetado com cozinha experimental pedagógica.
O Programa Cozinha Brasil percorrerá indústrias de várias regiões do estado. "Refeições equilibradas aprimoraram o desempenho dos trabalhadores e ainda fazem com que os problemas de saúde sejam mais bem controlados", fala a nutricionista do SESI/SC, Silvana Specht. Serão abordados assuntos como os alimentos e suas funções, planejamento de compra, congelamento e descongelamento, cuidados no preparo e manipulação de alimentos, reciclagem de lixo e óleo de cozinha. Durante as aulas também serão preparadas receitas econômicas e nutritivas para degustação dos participantes.
A partir desse ano, os cursos contarão com novas preparações do livro Receitas do Sul, lançado em parceria pelo SESI da Santa Catarina com os Departamentos Regionais do SESI do Rio Grande do Sul e Paraná, além do Departamento Nacional. A publicação reúne todos os conceitos do programa em 25 receitas preparadas com cinco alimentos típicos destes estados.
No ano de 2010 o Programa Cozinha Brasil percorreu 18 municípios catarinenses, beneficiou mais de 1,1 mil pessoas e contou com a parceria de 25 empresas. Os interessados em participar do programa devem procurar as Unidades do SESI mais próximas de sua região.
|