Newsletter Semanal do Sistema FIESC  |  nº 208  |  22.03 até 30.03.2011  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Indústrias catarinenses se classificam para fase nacional do PSQT


Seara e Ceusa foram homenageadas pelo desempenho no PSQT (Foto: José Luiz Somensi)
Santa Catarina será representada por duas indústrias, a Seara Alimentos, de Itapiranga, e a Ceusa, de Urussanga, na etapa nacional do Prêmio SESI de Qualidade no Trabalho (PSQT). As campeãs nacionais de 2010 serão conhecidas em São Paulo, no mês de abril. A Seara Alimentos e Ceusa foram homenageadas pelo desempenho no PSQT durante reunião de diretoria do Sistema FIESC, que ocorreu na última sexta-feira (18), juntamente com as empresas premiadas na etapa estadual: Fornos Jung, Thermosystem, BRFoods, Sincol e IACC, que ficaram em 1º lugar, e Gráfica Estrela, WEG, Andrade Gutierrez e Adami, que conquistaram o 2º lugar.

A Seara Alimentos, que concorre na categoria grande empresa, apresentou dois projetos: "Robô fechador de gaiolas", com a criação de um robô que tem capacidade de fechamento de 1.200 gaiolas por hora. Esse projeto foi classificado em primeiro lugar na etapa estadual e para a etapa nacional do PSQT na categoria Inovação. "Além de trazer ganhos financeiros para a empresa, o projeto gerou um impacto motivacional muito grande para os colaboradores. O PSQT estimula toda a equipe da Seara a continuar no processo de inovação", fala a gerente de inovação e excelência da Seara, Gilda Militz da Costa. O gerente geral da unidade, Luiz Cirino, diz que o projeto traz melhorias para a linha de produção, pois "auxilia na eliminação de problemas com microorganismos, como a salmonela, evitando a contaminação cruzada", fala Cirino. A Seara também conquistou o primeiro lugar estadual na categoria com o projeto "Minha Casa", uma iniciativa que promoveu facilidades no financiamento da casa própria.

A Ceusa, de Urussanga, que disputa na categoria média empresa, apresentou a prática "Plano de Crescimento Interno", onde os colaboradores passaram por treinamentos teóricos e operacionais em todos os setores, e ainda tiveram acesso à elevação da escolaridade. "O objetivo é qualificar nossos trabalhadores. Eles recebem 14 cursos teóricos e operacionais de todo o processo produtivo. Depois de concluírem os cursos, os colaboradores tornam-se operadores multifuncionais, podendo desenvolver qualquer função dentro do nível operacional da empresa", explica o instrutor de treinamentos operacionais, André Luiz da Silva. Essa prática foi classificada em primeiro lugar na etapa estadual e também concorrerá na categoria Educação e Desenvolvimento, na etapa nacional.

Em sua 14ª edição, o PSQT é um reconhecimento público às empresas industriais brasileiras por suas práticas diferenciadas de gestão e valorização de seus colaboradores. Pioneira no setor, a premiação visa despertar empregados e empregadores para o exercício da cidadania nas relações de trabalho, além de estimular as empresas para que incorporem a responsabilidade social em suas estratégias, a partir da difusão de boas práticas. O PSQT premia ações empresariais relacionadas à sustentabilidade no trabalho, em seis modalidades: cultura organizacional, gestão de pessoas, ambiente de trabalho seguro e saudável, educação e desenvolvimento, desenvolvimento socioambiental e inovação.

Veja aqui todas as notícias

SENAI e SESI têm R$ 26 milhões para inovação na indústria

Emprego nas médias e grandes indústrias acumula alta de 0,99%

Bons estágios auxiliam indústrias a captar novos talentos

Indústrias catarinenses se classificam para fase nacional do PSQT

FIESC apresenta Agenda Legislativa da Indústria na Alesc

SENAI/SC capacitará sauditas na educação profissional

Seminário debate oportunidades para a indústria petrolífera

Empresas recebem consultoria de alunos do SENAI

Trabalhadores de São Bento do Sul concluem estudos

Industriais conhecem ações para elevar a competitividade

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

E-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun