Newsletter Semanal do Sistema FIESC  |  nº 208  |  22.03 até 30.03.2011  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Empresas recebem consultoria de alunos do SENAI


Mudança no layout agilizou fluxo de produção da empresa RIC RAF, de Guaramirim (foto: SENAI Jaraguá do Sul)
O conhecimento adquirido pelos alunos do SENAI frequentemente é colocado em prática no decorrer dos cursos. Em Jaraguá do Sul, os alunos aceitaram ir além: aplicar o que aprenderam no curso Superior de Tecnologia em Produção do Vestuário em indústrias do setor de vestuário da região do Vale do Itapocu. Como resultado, as empresas receberam propostas para melhorar seus métodos de produção e elevar ainda mais o bem-estar dos colaboradores, enquanto os estudantes puderam testar conhecimentos e desenvolver a habilidade de identificar oportunidades de melhorias.

As visitas técnicas dos estudantes às empresas ajudaram na articulação entre os acadêmicos e o setor industrial.  Nas fábricas, os alunos puderam analisar o fluxo do processo produtivo, o arranjo de máquinas e pessoas, além de analisar a ergonomia dos colaboradores durante o expediente e outras questões relacionadas ao ambiente de trabalho.

"Ao irem para dentro das empresas, os alunos se depararam com problemas reais e com mais variáveis, o que exige conhecimentos, habilidades e atitudes ainda mais aprimoradas que as atividades acadêmicas comuns", explica Ricardo da Conceição, professor da disciplina de projetos industriais do SENAI Jaraguá do Sul e responsável pelo projeto. "Várias empresas já implementaram ou pretendem implementar as melhorias propostas", relata.

Na Confecções RIC e RAF, de Guaramirim, os alunos analisaram o fluxo de trabalho existente na empresa, a circulação de produtos durante a fabricação, a armazenagem de materiais e postos de trabalho. A consultoria  apontou que mudanças no layout da fábrica ajudariam a empresa a melhorar o fluxo das peças, evitaria o deslocamento desnecessário dos colaboradores e agilizaria a produção. Os alunos também fizeram propostas para aprimorar o esquema de trabalho em célula, além de aumentar o bem-estar dos colaboradores a partir da melhoria de alguns equipamentos.

"Ainda estamos implantando as propostas, mas já adotamos mudanças no layout de máquina e melhoria na ergonomia do trabalho. Com essa medida, já conseguimos ter mais rapidez na fabricação e conhecemos os métodos de produção adotados nas grandes empresas. É sempre bom ouvir opiniões de pessoas de fora da empresa" avalia Gisela Eichstaedt, sócia da empresa.

Sobre o SENAI Santa Catarina

Entidade integrante do Sistema FIESC, o SENAI Santa Catarina apoia a indústria com a formação de profissionais de nível técnico, superior (com cursos de tecnologia) e pós-graduação. Também oferece cursos de formação de aprendizes e de educação inicial e continuada (qualificação e aperfeiçoamento), além de oferecer cursos sob demanda para empresas e instituições. No ano de 2010, o SENAI de Santa Catarina registrou mais de 90 mil matrículas.

Sua atuação também contribui para o aumento da competitividade da indústria catarinense por meio de consultorias a empresas e serviços laboratoriais (avaliação da qualidade e da conformidade, caracterização de matéria prima, ensaios de proficiência e materiais de referência certificada). Ao todo, foram realizados em 2010 cerca de 173 mil ensaios laboratoriais, 108 mil horas de consultorias ambientais, tecnológicas e em gestão, além de contribuir para que 532 indústrias captassem recursos de inovação.   

Veja aqui todas as notícias

SENAI e SESI têm R$ 26 milhões para inovação na indústria

Emprego nas médias e grandes indústrias acumula alta de 0,99%

Bons estágios auxiliam indústrias a captar novos talentos

Indústrias catarinenses se classificam para fase nacional do PSQT

FIESC apresenta Agenda Legislativa da Indústria na Alesc

SENAI/SC capacitará sauditas na educação profissional

Seminário debate oportunidades para a indústria petrolífera

Empresas recebem consultoria de alunos do SENAI

Trabalhadores de São Bento do Sul concluem estudos

Industriais conhecem ações para elevar a competitividade

Veja aqui - Todas as notícias

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

e-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun