A unidade do SENAI/SC em Caçador sedia nesta quinta-feira, dia 3, às 19h30, mais uma reunião do projeto Polo Moveleiro do Vale do Contestado e Planalto Norte. A intenção é concluir as discussões em prol da criação de um polo na região ou de projeto de desenvolvimento deste setor. O encontro terá ainda uma palestra com o consultor do SENAI Cléder Bez Batti, sobre referenciais em mobiliário.
Na palestra, o consultor mostrará alguns números do mercado nacional e internacional de mobiliário, seguido por uma mostra sobre tendência de design de móveis no mundo, tendo como referência as Feiras de Milão e o Caderno de Referências do Mobiliário, que é produzido pelo SENAI.
Batti reforça a importância das indústrias do mobiliário entenderem o design como uma estratégia para agregar valor aos produtos. "Em países como a Itália, onde há grande tradição em design de produtos, os móveis são vendidos por quatro a cinco vezes o seu preço de custo. No Brasil, o valor é apenas 20% maior", afirma. O consultor lembra que as empresas que vão integrar o polo moveleiro da região podem utilizar os serviços do SENAI/SC, como a metodologia de desenvolvimento de produtos do mobiliário, criada em parceria com o Instituto Poli Design.
Já confirmaram presença no evento o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Onofre Agostini, o secretário estadual de Coordenação e Articulação, Valdir Cobalchin, e do prefeito de Caçador, Saulo Esperoto.
|