Newsletter Semanal Sistema FIESC  |  nº 142  |  02.12 a 09.12.09  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
FIESC assina acordo de cooperação na Ucrânia


Presidente da FIESC durante seminário na Ucrânia (foto: divulgação/Fiesc)
Florianópolis, 02.12.2009 - A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e a Câmara de Comércio e Indústria da Ucrânia assinaram nesta quarta-feira acordo de cooperação bilateral. O ato marcou o encerramento de evento que reuniu em Kiev, a capital ucraniana, os presidentes dos dois países, Luiz Inácio Lula da Silva e Victor Yushchenko.

Conforme o presidente da FIESC, os contatos mantidos mostraram que Santa Catarina tem oportunidade de ampliar negócios com a Ucrânia especialmente nos segmentos de materiais de construção e alimentos. "O país está em franca expansão, com muitas obras em curso e outras por fazer. Alimentos e materiais de construção são dois segmentos em que a competência catarinense é incontestável. Temos cerâmica, produtos de madeira, metais e podemos ampliar as exportações de frango. E o acordo vai facilitar o intercâmbio", disse Corrêa. "Abrem-se também as perspectivas de recebermos em Santa Catarina uma missão empresarial ucraniana", acrescentou.

O acordo de cooperação prevê suporte para parcerias entre empresas catarinenses e ucranianas nas áreas tecnológica, industrial, de novos investimentos e para formação de joint ventures. Válido por três anos, com possibilidade de renovação por igual período, o documento também trata de missões empresariais e feiras para aumentar o potencial de novos negócios entre Santa Catarina e Ucrânia.

Corrêa também representou a Confederação Nacional da Indústria (CNI) na missão brasileira à Ucrânia, promovida pelo Ministério de Relações Exteriores, e liderada pelo presidente Lula. Entre outras autoridades, o evento ainda contou com a presença do ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge. No seminário "Brasil e Ucrânia: novas fronteiras de negócios", o presidente da FIESC apresentou um panorama sobre a indústria brasileira. A programação na ex-república soviética incluiu a participação em debates sobre oportunidades de negócios para os setores como implementos agrícolas, farmacêuticos, equipamentos médico-hospitalares, construção civil e móveis.

No dia 4 de dezembro, a delegação estará em Hamburgo, na Alemanha, para participar do seminário "Parceria Econômica Brasil-Alemanha", que terá painéis sobre os temas infraestrutura e logística, energia e inovação. O presidente da Confederação Nacional da Indústria, Armando Monteiro Neto, e o ministro de Desenvolvimento da Indústria e Comércio, Miguel Jorge, estarão presentes.

Comércio exterior: Em 2008, Santa Catarina exportou à Ucrânia US$ 131,8 milhões. Entre os principais produtos embarcados estão carne suína e seus derivados, fumo, louças e artigos de uso doméstico. Para a Alemanha, no mesmo período, o estado exportou U$S 328,5 milhões. Entre os principais produtos estão carne de frango, motores elétricos e móveis de madeira.        

   

 

 

Veja aqui todas as notícias

FIESC defende redução da tarifa de gás à indústria exportadora

Sistema FIESC divulga vencedores do prêmio de jornalismo 2009

SESI realiza Jogos Sul-Brasileiros neste final de semana

Santa Catarina é case em livro internacional de gestão

Projeto incentiva empresas catarinenses a inovar

SESI Farmácia tem qualidade reconhecida em Blumenau

Tecnólogo em Automação Industrial ajuda a agilizar processos produtivos

Catálogo reúne fornecedores da indústria naval

SENAI/SC e UFSC desenvolvem tecnologias para indústria têxtil

SESI de Blumenau reúne novos alunos do Programa de Inclusão

Sistema que dará agilidade aos portos será implementado em 2010

Gestão ambiental na indústria será tema de seminário na FIESC

Seminário do SENAI/SC quer quebrar paradigmas da moda

FIESC elogia redução do IPI para móveis

SENAI/SC de Caçador sedia reunião do polo moveleiro

Curso gratuito do SENAI/SC qualifica costureiras de baixa renda

Espanhóis conhecem oportunidades do setor de turismo de SC

SENAI/SC abre inscrições para cursos de qualificação profissional

Alunos de escolas públicas de Chapecó experimentam profissões

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

E-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun