Presidente da FIESC durante seminário na Ucrânia (foto: divulgação/Fiesc)
Florianópolis, 02.12.2009 - A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e a Câmara de Comércio e Indústria da Ucrânia assinaram nesta quarta-feira acordo de cooperação bilateral. O ato marcou o encerramento de evento que reuniu em Kiev, a capital ucraniana, os presidentes dos dois países, Luiz Inácio Lula da Silva e Victor Yushchenko.
Conforme o presidente da FIESC, os contatos mantidos mostraram que Santa Catarina tem oportunidade de ampliar negócios com a Ucrânia especialmente nos segmentos de materiais de construção e alimentos. "O país está em franca expansão, com muitas obras em curso e outras por fazer. Alimentos e materiais de construção são dois segmentos em que a competência catarinense é incontestável. Temos cerâmica, produtos de madeira, metais e podemos ampliar as exportações de frango. E o acordo vai facilitar o intercâmbio", disse Corrêa. "Abrem-se também as perspectivas de recebermos em Santa Catarina uma missão empresarial ucraniana", acrescentou.
O acordo de cooperação prevê suporte para parcerias entre empresas catarinenses e ucranianas nas áreas tecnológica, industrial, de novos investimentos e para formação de joint ventures. Válido por três anos, com possibilidade de renovação por igual período, o documento também trata de missões empresariais e feiras para aumentar o potencial de novos negócios entre Santa Catarina e Ucrânia.
Corrêa também representou a Confederação Nacional da Indústria (CNI) na missão brasileira à Ucrânia, promovida pelo Ministério de Relações Exteriores, e liderada pelo presidente Lula. Entre outras autoridades, o evento ainda contou com a presença do ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge. No seminário "Brasil e Ucrânia: novas fronteiras de negócios", o presidente da FIESC apresentou um panorama sobre a indústria brasileira. A programação na ex-república soviética incluiu a participação em debates sobre oportunidades de negócios para os setores como implementos agrícolas, farmacêuticos, equipamentos médico-hospitalares, construção civil e móveis.
No dia 4 de dezembro, a delegação estará em Hamburgo, na Alemanha, para participar do seminário "Parceria Econômica Brasil-Alemanha", que terá painéis sobre os temas infraestrutura e logística, energia e inovação. O presidente da Confederação Nacional da Indústria, Armando Monteiro Neto, e o ministro de Desenvolvimento da Indústria e Comércio, Miguel Jorge, estarão presentes.
Comércio exterior: Em 2008, Santa Catarina exportou à Ucrânia US$ 131,8 milhões. Entre os principais produtos embarcados estão carne suína e seus derivados, fumo, louças e artigos de uso doméstico. Para a Alemanha, no mesmo período, o estado exportou U$S 328,5 milhões. Entre os principais produtos estão carne de frango, motores elétricos e móveis de madeira.
|