Newsletter Semanal Sistema FIESC  |  nº 142  |  02.12 a 09.12.09  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Santa Catarina é case em livro internacional de gestão
A oportunidade para que jovens interajam com as profissões antes de se matricular num curso e assim facilitar a escolha da carreira se tornou case de um livro que será lançado nos Estados Unidos no início de 2010. Intitulada Experimente a Profissão, a iniciativa foi implementada pelo SENAI/SC inicialmente em Joinville e depois levada a outras cidades, incluindo Rio do Sul e Chapecó. No modelo, os jovens participam de cursos de curta duração e podem identificar as áreas com as quais têm maior familiaridade.

A experiência está descrita no livro Alquimia da Co-Criação (ainda sem tradução para o português), que será lançado por Venkat Ramaswamy e Francis Gouillart (pesquisadores nos EUA). O case também está sendo apresentado na Expo Management, realizada em São Paulo, pela HSM Management. O tema foi abordado nesta segunda-feira por um dos autores do livro, o indiano Ramaswamy, acadêmico da área de marketing da Ross School of Business da Universidade de Michigan, e será detalhado pelo diretor regional do SENAI/SC, Sérgio Roberto Arruda, em palestra nesta terça-feira. Outra experiência brasileira em co-criação apresentada no livro é do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre-RS.

A expressão "co-criação de valor" já entrou para o jargão do mundo da gestão. Trata-se de um modelo de criação da qual os clientes participam ativamente. "As empresas já não poder agir autonomamente", diz Ramaswamy. Com mais acesso à informação, os consumidores passaram a tomar decisões com maior embasamento. "Os consumidores buscam exercer sua influência em cada parte do sistema da empresa. Munido de novas ferramentas, querem interagir com as empresas e co-criar valor". A inovação por meio da interação com clientes exige um novo comportamento. "Tornar-se uma organização de co-criação de valor significa mudar a natureza do envolvimento e dos relacionamentos entre a administração e seus funcionários, e entre eles e os co-criadores de valor: clientes, acionistas, sócios ou outros funcionários", explica Ramaswamy em artigo publicado pela revista Strategy & Leadership.

No Experimente a Profissão os estudantes catarinenses participam de projetos inovadores. Em Rio do Sul, os jovens (não matriculados em cursos regulares do SENAI) construíram um patinete. Em Chapecó, o produto final foi um skate. São projetos integradores de várias disciplinas. De maneira lúdica, os alunos podem aplicar conhecimentos adquiridos em disciplinas como física, química ou matemática, nos cálculos para o projeto ou na especificação de tintas. A realização de projetos integradores é uma das características dos cursos do SENAI/SC.

Outras iniciativas de interação da entidade com seus clientes e usuários também convergem para o modelo da co-criação. É o caso, por exemplo, do Casa Aberta, evento no qual as unidades do SENAI/SC abrem suas portas e, que em outubro passado atraiu mais de 60 mil visitantes, a maior parte estudantes. Os Comitês Técnicos Setoriais, por sua vez, são mecanismos pelos quais as empresas participam da formulação do perfil dos profissionais formados pelo SENAI. A partir do perfil, o SENAI elabora o desenho curricular do curso.

Veja aqui todas as notícias

FIESC defende redução da tarifa de gás à indústria exportadora

Sistema FIESC divulga vencedores do prêmio de jornalismo 2009

SESI realiza Jogos Sul-Brasileiros neste final de semana

Santa Catarina é case em livro internacional de gestão

Projeto incentiva empresas catarinenses a inovar

SESI Farmácia tem qualidade reconhecida em Blumenau

Tecnólogo em Automação Industrial ajuda a agilizar processos produtivos

Catálogo reúne fornecedores da indústria naval

SENAI/SC e UFSC desenvolvem tecnologias para indústria têxtil

SESI de Blumenau reúne novos alunos do Programa de Inclusão

Sistema que dará agilidade aos portos será implementado em 2010

Gestão ambiental na indústria será tema de seminário na FIESC

Seminário do SENAI/SC quer quebrar paradigmas da moda

FIESC elogia redução do IPI para móveis

SENAI/SC de Caçador sedia reunião do polo moveleiro

Curso gratuito do SENAI/SC qualifica costureiras de baixa renda

Espanhóis conhecem oportunidades do setor de turismo de SC

SENAI/SC abre inscrições para cursos de qualificação profissional

Alunos de escolas públicas de Chapecó experimentam profissões

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

E-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun