Newsletter Semanal Sistema FIESC  |  nº 142  |  02.12 a 09.12.09  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Catálogo reúne fornecedores da indústria naval
A Federação das Indústrias (FIESC), a Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) lançaram na quinta-feira (26) o catálogo Navipeças, um portal de divulgação e relacionamento integrado por fornecedores destinado a contratantes globais da indústria naval. O catálogo foi lançado em Florianópolis durante o seminário Oportunidades do setor naval para a indústria do estado.

O funcionamento do catálogo é simples e o acesso é gratuito. As empresas interessadas se cadastram diretamente no portal www.onip.org.br/navipecas e enviam a documentação comprobatória para a análise dos aspectos técnicos e jurídicos pela Comissão de Avaliação de Empresas (CAE). Em caso de aprovação, a empresa passará a figurar no Catálogo Navipeças, apresentando seus bens e serviços.

A perspectiva de crescimento da indústria naval brasileira, impulsionada pelos investimentos do setor de óleo e gás, exigia ações na direção de se consolidar e ampliar a participação de "players" nacionais neste mercado. Com o portal, será possível organizar informações sobre cerca de 1.800 itens demandados por esta indústria, efetivando assim a contribuição destas entidades ao incremento do conteúdo nacional nos empreendimentos da indústria naval.

O gerente do Estaleiro OSX em Santa Catarina, José Jorge Araújo, que ministrou palestra no evento, afirmou que o estaleiro tem previsão para entrar em operação a partir de dezembro de 2011. O empreendimento deve gerar cerca de quatro mil empregos diretos.

Para o presidente da FIESC, Alcantaro Corrêa, dado o grau de desenvolvimento da indústria catarinense, a Federação tem chamado atenção para as oportunidades decorrentes de investimentos programados pela cadeia petróleo e gás no Brasil. No período 2009-2012 serão cerca de US$ 270 bilhões. "Além do nosso potencial de fornecimento para a cadeia, estão sendo instalados no estado estaleiros para a construção de plataformas e navios, maximizando o potencial de desenvolvimento do estado a partir do crescimento do segmento de petróleo e gás", diz. "O Catálago Navipeças, que apresenta as empresas capacitadas para fornecimento de bens e serviços utilizados na indústria naval, é uma ferramenta fundamental para as empresas interessadas no setor e por isso será apresentado em Santa Catarina", acrescentou. Além disso, a FIESC vai se associar à ONIP, com o objetivo de apoiar a inserção e o aumento da participação das indústrias catarinenses no fornecimento para o setor de petróleo e gás.

"Com esta iniciativa estamos contribuindo efetivamente para o aumento do conteúdo nacional nos empreendimentos da indústria naval", afirmou o diretor-geral da ONIP, Eloi Fernández y Fernández. Na opinião, do presidente da ABDI, Reginaldo Arcuri, o catálogo irá agregar competitividade ao segmento e auxiliar no cumprimento de metas previstas na Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP) para esse setor, como o aumento do uso de navipeças nacionais.

Veja aqui todas as notícias

FIESC defende redução da tarifa de gás à indústria exportadora

Sistema FIESC divulga vencedores do prêmio de jornalismo 2009

SESI realiza Jogos Sul-Brasileiros neste final de semana

Santa Catarina é case em livro internacional de gestão

Projeto incentiva empresas catarinenses a inovar

SESI Farmácia tem qualidade reconhecida em Blumenau

Tecnólogo em Automação Industrial ajuda a agilizar processos produtivos

Catálogo reúne fornecedores da indústria naval

SENAI/SC e UFSC desenvolvem tecnologias para indústria têxtil

SESI de Blumenau reúne novos alunos do Programa de Inclusão

Sistema que dará agilidade aos portos será implementado em 2010

Gestão ambiental na indústria será tema de seminário na FIESC

Seminário do SENAI/SC quer quebrar paradigmas da moda

FIESC elogia redução do IPI para móveis

SENAI/SC de Caçador sedia reunião do polo moveleiro

Curso gratuito do SENAI/SC qualifica costureiras de baixa renda

Espanhóis conhecem oportunidades do setor de turismo de SC

SENAI/SC abre inscrições para cursos de qualificação profissional

Alunos de escolas públicas de Chapecó experimentam profissões

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

E-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun