Newsletter Semanal do Sistema FIESC  |  nº 209  |  30.03 até 06.04.2011  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Sucesso de negócios em moda depende de preparação


Jorge Faccioni deu dicas de como ganhar dinheiro na área de moda (Foto: Diogo Honorato)

As estratégias para ganhar dinheiro com moda incluem entender o funcionamento do setor e ter informações que podem ser úteis para a melhoria contínua do negócio. Essa é a opinião de Jorge Faccioni, autor do livro "The Black Book of Fashion" e fundador do portal e jornal UseFashion, que apresentou palestra em Blumenau na quarta, dia 23, durante evento promovido pelo SENAI para profissionais e empresários da área.

"Para ter sucesso na área de moda, uma pessoa precisa ter o talento, aquilo que nasce com ela, e também buscar a habilidade de entender esse mercado, que é complexo e tem seus segredos", indica Faccioni. Sua empresa é destaque na área de informação estratégica de moda e atende a clientes como Rede Globo, C&A e Grendene. Como explica o conferencista,  as informações circulam com muita velocidade no mundo atual e o consumidor espera respostas com a mesma agilidade. "É preciso estar acompanhando as novidades, estudando, dedicando tempo. Também é importante se adequar por meio do conhecimento e da informação para atender aos clientes", afirma.

Jorge Faccioni também chamou a atenção para o uso das emoções e sensações (visuais, auditiva e sinestésicas) como forma de conquistar o cliente. "Os negócios precisam atender ao desejo de produzir felicidade", indica. Faccioni comentou o case da marca de sandálias Havaianas, que antes se preocupava apenas com preço e qualidade, e que só sobreviveu porque passou a se preocupar com as emoções das pessoas.

Ganhar dinheiro com moda, na opinião do palestrante, também está relacionado ao planejamento do negócio - isto é, adotar ações como aproveitar oportunidades, querer ir além do que já existe no mercado. E também é preciso buscar a melhoria contínua de negócios já estabelecidos, ao entender os anseios atuais e futuros dos clientes para fazer compras e vendas mais certas , evitando sobras. 

No evento também foram apresentadas temáticas, estampas, cores e modelos que ganharam destaque no mercado internacional e que podem influenciar o mercado nacional no próximo ano.  A apresentação conduzida pela consultora do SENAI Rosenei Zanchett teve como base a pesquisa realizada na edição verão 2012 do Caderno de Inspirações Perfil Moda.  Por mostrar tendências culturais e sociais dos mercados internacionais e de diversas regiões do país, as informações ajudam a incrementar os negócios das empresas de vestuário, calçados e acessórios.

Sobre o SENAI Santa Catarina

Entidade integrante do Sistema FIESC, o SENAI Santa Catarina apoia a indústria com a formação de profissionais de nível técnico, superior (com cursos de tecnologia) e pós-graduação. Também oferece cursos de formação de aprendizes e de educação inicial e continuada (qualificação e aperfeiçoamento), além de oferecer cursos sob demanda para empresas e instituições. No ano de 2010, o SENAI de Santa Catarina registrou mais de 90 mil matrículas.

Sua atuação também contribui para o aumento da competitividade da indústria por meio de consultorias a empresas e serviços laboratoriais (avaliação da qualidade e da conformidade, caracterização de matéria prima, ensaios de proficiência e materiais de referência certificada). Na área de vestuário, realiza consultorias para melhoria do processo produtivo e auxilia no desenvolvimento de coleções.

Ao todo, foram realizados em 2010 cerca de 173 mil ensaios laboratoriais, 108 mil horas de consultorias ambientais, tecnológicas e em gestão, além de contribuir para que 532 indústrias captassem recursos de inovação.

Veja aqui todas as notícias

Possível reajuste de 10,3% no gás natural preocupa indústria

Empresário Adolfo Fey receberá Ordem do Mérito Industrial da CNI

Projeto vai modernizar e profissionalizar gestão das docas

Fórum de estágio de Santa Catarina discute falta de mão de obra

A melhor escola de competitividade é a exportação

Sucesso de negócios em moda depende de preparação

FIESC debate com tchecos cooperação para mobilidade urbana

SESI Pesca reúne 145 participantes em Blumenau

Empresas podem fornecer 50% das peças utilizadas em navios

Reunião debate benefícios fiscais para inovação tecnológica

SENAI de Tubarão obtém quatro premiações em concurso

FIESC leva indústrias do setor plástico à China

Confiança do industrial de SC tem queda pelo 3º mês consecutivo

Relações de trabalho será tema de reunião na FIESC

Soluções industriais são apresentadas a empresários em Joaçaba

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

E-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun