Newsletter Semanal do Sistema FIESC  |  nº 209  |  30.03 até 06.04.2011  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
SENAI de Tubarão obtém quatro premiações em concurso


Miniaula de Cibele da Silva Lucion (Foto: SENAI/Tubarão)
Professores de Santa Catarina, todos de Tubarão, asseguraram quatro posições entre os dez primeiros do Concurso Nacional de Miniaulas, promovido pelo Departamento Nacional do SENAI. Os trabalhos premiados tratam dos temas processos de comunicação, metodologia de pesquisa, inglês técnico e compensação de postura física e ergonomia.

As miniaulas são produções em vídeo nas quais o professor explica um tema, de maneira estruturada e auxiliado por recursos como gráficos, vídeos, imagens ou simulações. São adequadas para assuntos ou conceitos pontuais, dos quais o docente não deseja perder nenhuma informação essencial. Elas servem como complemento de um curso ou de uma aula. O tempo de duração pode variar, embora o concurso do SENAI Nacional tenha determinado duração mínima de 10 minutos e máxima de 15 minutos.

Santa Catarina obteve a segunda, a sexta, a oitava e a nona posições. Cibele da Silva Lucion foi a vice-campeã com a miniaula da área de gestão, intitulada Processos de Comunicação, que aborda conceitos introdutórios, elementos, fatores interferentes e enfatiza as características gerais da comunicação organizacional, aquela que se efetiva no ambiente de trabalho.

Ranieri Alves dos Santos foi o sexto colocado, com a miniaula sobre metodologias de pesquisa, na área da educação. A aula tem o objetivo de fornecer subsídios teóricos e metodológicos para a elaboração do trabalho de conclusão de curso, abordando os métodos, técnicas e tipos de pesquisa científica.

Karina Antunes da Silva foi a oitava colocada, com a miniaula inglês técnico, que trata de leitura e interpretação dos textos em inglês, as dificuldades do aprendizado de uma nova língua e sua importância no mercado de trabalho. A intenção foi mostrar o quanto o idioma inglês está inserido no cotidiano dos brasileiros. A miniaula mostrou algumas técnicas de leitura que podem ser utilizadas para agilizar a tradução de um texto inglês para o português.

Muriel Barbosa Felipe foi o nono colocado com a miniaula Compensação de Postura Física e Ergonomia, inserida na área de segurança no trabalho. Intitulada Compensação de Posturas Físicas e Ergonomia, a miniaula trata da postura corporal, tendo como foco as posturas desenvolvidas em sala de aula pelos alunos, os efeitos da má postura no geral, ergonomia e riscos ergonômicos. A mesma é uma ferramenta a mais para as disciplinas voltadas à saúde e segurança do trabalho.

Da primeira para a segunda edição do concurso o número de participantes duplicou (passando de 40 para 82 trabalhos). Os 10 vencedores e outros selecionados serão inseridos no Banco de Recursos Didáticos (BRD), um provedor cooperativo de conteúdos para as aulas do SENAI em todo o país. Criado em Santa Catarina em 2004 e nacionalizado no ano seguinte, o BRD oferece mais de cinco mil itens, entre os quais uma centena de miniaulas. São recursos produzidos e acessados por professores da instituição. Os docentes também podem inserir os diversos recursos em ambientes como o SENAI Virtual e o Portal do Aluno, permitindo o acesso aos estudantes. Assim, o conteúdo pode ser acessado a partir de qualquer hardware conectado à internet, como os microcomputadores, notebooks, celulares ou tablets.

Além de Santa Catarina foram premiados trabalhos do Espírito Santo (quatro miniaulas), Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro.

Veja aqui todas as notícias

Possível reajuste de 10,3% no gás natural preocupa indústria

Empresário Adolfo Fey receberá Ordem do Mérito Industrial da CNI

Projeto vai modernizar e profissionalizar gestão das docas

Fórum de estágio de Santa Catarina discute falta de mão de obra

A melhor escola de competitividade é a exportação

Sucesso de negócios em moda depende de preparação

FIESC debate com tchecos cooperação para mobilidade urbana

SESI Pesca reúne 145 participantes em Blumenau

Empresas podem fornecer 50% das peças utilizadas em navios

Reunião debate benefícios fiscais para inovação tecnológica

SENAI de Tubarão obtém quatro premiações em concurso

FIESC leva indústrias do setor plástico à China

Confiança do industrial de SC tem queda pelo 3º mês consecutivo

Relações de trabalho será tema de reunião na FIESC

Soluções industriais são apresentadas a empresários em Joaçaba

Veja aqui - Todas as notícias

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

Prêmio FIESC de Jornalismo

e-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun