Evento fomenta expansão da indústria audiovisual no Estado

Publicado em: 11/11/2014

Florianópolis, 11.11.2014 - Quem planeja trabalhar com audiovisual em Santa Catarina terá oportunidade de buscar conhecimento e recursos para projetos a partir da próxima quinta-feira (13). Neste dia terá início o Lab Catarina Criativa 2014, que oferecerá oficinas e consultoria com experts, além de orientação para acesso a novos clientes e recursos públicos para projetos. O foco é a criação de séries de TV. A iniciativa integra o programa Catarina Criativa, que foi criado em 2013 com o objetivo de fomentar o surgimento de novas empresas e produtos da indústria criativa no Estado. A realização é feita em parceria com a Codesc e conta com apoio do SENAI/SC, entidade da FIESC.

A primeira oficina ocorre nos dias 13 e 14 e será conduzida por Newton Cannito, doutor em Cinema e TV, proprietário de agência especializada na criação de formatos televisivos e contratado da Rede Globo.

No dia 22 Adrien Muselet coordena a Oficina de Plano de Negócios Audiovisuais, que vai abordar planejamento de marketing, mostrar casos de sucesso comercial de negócios audiovisuais e dar orientações para a elaboração de planos de negócios. Muselet é ex-diretor comercial da RioFilme e diretor executivo de cinema da Conspiração Filmes.

A terceira oficina ocorre em 27 e 28 de novembro e tem foco em transmídia e inovação para o audiovisual. Serão debatidos exemplos de produtos audiovisuais inovadores - com destaque para os que envolvem mídias digitais e games. Durante essa oficina também será realizada uma atividade de integração entre profissionais da indústria audiovisual e empresas de tecnologia e games.

Projetos - Após as oficinas serão abertas as inscrições para que os autores submetam propostas de séries de TV nas categorias documentário, ficção, animação e formato de obra (programa de variedade ancorado por apresentador e reality show). Terão prioridade as propostas de séries de TV que estejam associadas a aplicativos, games e outras mídias.

Serão selecionadas as 10 melhores propostas de cada categoria, que vão estabelecer parcerias com produtoras participantes do programa. Os autores selecionados receberão consultoria individual com experts e ajuda para conquistar um canal de TV para seu projeto. O Catarina Criativa vai garantir que pelo menos cinco projetos de R$ 500 mil conquistem um contrato de pré-licenciamento com uma TV regional. Assim, estarão aptos para acessar as verbas do Fundo Setorial do Audiovisual.

A iniciativa é realizada pelo Sindicato da Indústria Audiovisual de SC, em associação com a Cinemateca Catarinense, o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Cinematográfica e do Audiovisual de SC, a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologias e o Sapiens Parque, promovida pela Fundação CERTI e também apoiada pela Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão.

As três oficinas ocorrem no auditório do SENAI em Florianópolis e serão transmitidas pela internet. As inscrições podem ser feitas gratuitamente no site www.catarinacriativa.org.br. As vagas para participação presencial são limitadas.

Serviço:
Lançamento do Lab Catarina Criativa
Quinta-feira (13), às 9h
Auditório do SENAI Florianópolis. Rod. SC-401, 3.730, Saco Grande, Florianópolis
Aberto ao público mediante inscrição prévia, com transmissão online pelo site www.catarinacriativa.org.br

Fábio Almeida
fabio.almeida@fiescnet.com.br