Indústria catarinense se mobiliza para fornecer ao setor de óleo e gás

Publicado em: 27/10/2014
Indústria catarinense se mobiliza para fornecer ao setor de óleo e gás
Dois estaleiros e uma operadora de plataforma de extração de petróleo apresentaram projetos a potenciais fornecedores. (Foto: Agência Petrobras)

Florianópolis, 27.10.2014 - As apresentações de dois estaleiros e uma operadora de plataforma de extração de petróleo atraíram para a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) 51 representantes de empresas catarinenses dispostas a fornecer para o setor de óleo e gás. Durante o encontro, aspectos específicos do segmento, como a longa duração dos contratos e as exigências de certificação de fabricantes e produtos, foram abordadas para orientar as empresas candidatas.

Para Fabiano Baggio, membro do Comitê de Óleo e Gás da FIESC e consultor da SCPar, este é o melhor momento para entrar no segmento. "Os contratos são de longo prazo, mas o pico das demandas será em 2016. Os fornecedores precisam se mobilizar rapidamente, para aproveitar o momento do setor", afirmou Baggio.

Em sua apresentação, Normando Medeiros, do Consórcio OOG TK, que opera plataformas do tipo FPSO, revelou que a empresa pretende, em 2015, contratar R$ 2,8 milhões em serviços e R$ 1,9 milhão em produtos em Santa Catarina. O consórcio é formado pela brasileira Odebrecht Oil & Gas e pela norueguesa Teekay.

Já Juliano Zimmermann, do Estaleiro Detroit, de Itajaí, alertou que o setor aumentou seu grau de profissionalização e não permite mais o descumprimento dos prazos de entrega, que levam a pesadas multas contratuais.

Em sua apresentação, Victor Cardoso, do Estaleiro Oceana, abordou projetos de embarcações a serem produzidas pela empresa nos próximos anos. Na sequência das palestras foi realizada uma rodada de negócios entre o público e os palestrantes.

Fábio Almeida
fabio.almeida@fiescnet.com.br